Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2401
Título: O ensino de língua materna na rede pública paraibana: um estudo de caso
Autor(es): Lima, Valdézio Nascimento de
Palavras-chave: Língua materna
Ensino público - Aprendizagem
Língua portuguesa
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: Em nosso país, os ineficientes resultados demonstrados pelos alunos das redes oficiais de ensino em exames nacionais e internacionais de aferição da aprendizagem no tocante aos conteúdos de língua portuguesa apontam para a ineficácia desse ensino, clamando por mudanças urgentes para a melhoria de suas práticas e procedimentos. Assim, consideramos válido lançar um olhar sobre a rede pública de nosso Estado, visto que ela se mostra carente não apenas de políticas públicas que a favoreçam, mas também de uma conjuntura educacional que possibilite essas mudanças. Considerando essas questões, nosso artigo versará sobre o seguinte problema: o que condiciona o perfil da prática docente em língua materna na escola pública? Afinal, para que possamos fazer uma investigação consciente da prática pedagógica, não podemos nos furtar a observar a influência de todos os fatores que a condicionam, visto que o professor não atua de forma autônoma na sala de aula. Temos como objetivo geral analisar os fatores condicionantes da prática pedagógica nos níveis fundamental e médio na rede pública. Como objetivos específicos, almejamos delimitar o papel da formação do professor no processo de tomar decisões pedagógicas e analisar a concepção do próprio professor acerca do trabalho empreendido por ele em sala de aula . Partimos da hipótese de que haveria um embate entre teoria e prática, pois apenas a formação universitária, não obstante a sua importância, não atende plenamente à contingência dessa prática educadora. Para a realização da pesquisa, estabelecemos um estudo de caso, selecionando uma escola estadual de ensino fundamental e médio do município de Itatuba (PB), tendo como colaboradoras cinco professoras de língua materna. Essa incursão, que durou seis meses, adotou procedimentos da pesquisa etnográfica, tais como a aplicação de um questionário para as colaboradoras, com o intuito de investigar a sua perspectiva sobre seu trabalho docente e os fatores que o condicionavam. Assim, nosso corpus consta de cinco questionários respondidos pelas docentes, os quais foram analisados mediante a perspectiva teórica de autores como Antunes (2003), Parrat -Dayan (2008), Guedes (2006) e Tardif (2010), dentre outros.
Descrição: Lima, V. N. de. O ensino de língua materna na rede pública paraibana: um estudo de caso. 2011. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2401
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valdézio Nascimento de Lima.pdfValdézio Nascimento de Lima1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.