Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2402
Título: A representação do universo feminino na seção “frases” da revista Veja: uma análise dos implícitos semântico-discursivos
Autor(es): Carvalho, Aleise Guimarães
Palavras-chave: Linguagem
Gênero
Representação da mulher
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: Neste trabalho, investigamos a representação do universo feminino, na seção “frases” da Revista Veja, através dos implícitos semântico-discursivos que os constituem. Para tanto, pautamo-nos nas teorias da Semântica Argumentativa e Enunciativa, representadas aqui por autores como Ducrot (1987), Koch (1989; 1995; 2006), na esteira da Semântica Argumentativa, e Bakhtin (1997), Guimarães (2006), na linha de estudos da Teoria da Enunciação. Nosso objetivo foi analisar como os sentidos implícitos (pressuposto e subentendido), no gênero “frases” da Revista Veja, refletem a representação do universo feminino. Para tanto, selecionamos doze “frases” de celebridades femininas publicadas durante o ano de 2010 e aplicamos, de forma descritivo-qualitativa, a análise semântico-discursiva focada na teoria base para o nosso trabalho. Como resultado, percebemos que a Revista Veja reflete implicitamente e representa a imagem de uma mulher moderna, imagem hoje bastante aceita pela sociedade, permitindo-nos deduzir ser esta uma estratégia de venda da Revista, uma vez que publica o que satisfaz o público leitor. Os pressupostos se manifestaram, sobretudo, no uso de advérbios e verbos de movimento e os subentendidos apontaram para ideias próprias do universo feminino, tais como, sexo, beleza, profissão, maternidade. Por meio de todo este trabalho, acreditamos que o presente estudo oferecerá para o meio acadêmico, grande contribuição no tocante à análise dos implícitos, e do gênero “frases”, ainda hoje tão pouco explorado pelos linguistas.
Descrição: Carvalho, A. G. A representação do universo feminino na seção “frases” da revista Veja: uma análise dos implícitos semântico-discursivos. 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2402
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aleise Guimarães Carvalho.pdfAleise Guimarães Carvalho1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.