Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24038
Título: Tem lugar para nós: um retrato da covas rotativas nos cemitérios de João Pessoa na busca pela informação do outro lado do arquivo
Autor(es): Araújo, Rachel da Silva
Palavras-chave: Livro de sepultamento
Arquivos cemiteriais
Memória social
Data do documento: 3-Dez-2018
Resumo: Tem como objetivo a análise do ponto de vista arquivístico na documentação existente nos cemitérios da cidade de João Pessoa. Partimos da premissa de que existe um estigma negativo relacionados a estudos científicos que abordem arquivos cemiteriais. Tem lugar para nós, é um olhar que contempla a morte que permanece na memória social, neutra, abstrata, separada dos corpos nos rituais do morrer e do enterrar os mortos. No entanto, caminha num viés arquivístico através dos livros de sepultamentos em suas funções administrativas nos arquivos cemiteriais. Enquanto lugar de memória social, tais condições influenciam a sobrevivência dos documentos, seja ele por ter um análise histórica ou para atender a necessidade do seu produtor ao usuário, num cenário invisível e nem sempre questionado pelos arquivos cativos como fonte de conhecimento de identidade social neutra de informação. O estudo apresenta na cidades dos mortos, diversas perspectivas de análise para a função do arquivista sobre os crivos seletivos que determinam o descarte e a invisibilidade na memória de determinados grupos sociais para uso futuro na sociedade do esquecimento.
Descrição: ARAÚJO, R. da S. Tem lugar para nós: um retrato da covas rotativas nos cemitérios de João Pessoa na busca pela informação do outro lado do arquivo. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24038
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rachel da Silva Araújo.pdf2.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.