Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2403
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Carolina Herculano-
dc.date.accessioned2013-11-20T12:36:58Z-
dc.date.available2013-11-20T12:36:58Z-
dc.date.issued2013-11-20-
dc.identifier.otherCDD 372.63-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2403-
dc.descriptionCosta, C. H. Concepções de escrita em propostas de produção textual: o vestibular da UEPB e o ENEM em foco. 2012. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho discute sobre as concepções de escrita presentes nos enunciados do caderno de redação do concurso vestibular da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) nos anos de 2011/2012, como também do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2010 e 2011, realizando uma abordagem sociointeracionista. Nestes termos, sua finalidade consistiu em analisar as propostas de produção textual dos referidos concursos, atenuando a questão da importância dos gêneros textuais para tal abordagem. No que se refere às concepções de escrita tivemos contribuições teóricas Bronckart (2006), Bazerman (2007) e Garcez (2004), sobre os gêneros textuais e as práticas de letramentos recebemos contribuições de Nascimento e Zerondi (2009), dentre outros. Em linhas gerais, os resultados nos apontam uma preocupação dos elaboradores dos concursos em vincular a proposta de redação à noção de gêneros textuais, enfatizando questões linguísticas e de circulação social, o que resulta, a nosso ver, uma forte influência das teorias sociointeracionistas de linguagem nas propostas de produção textual dos referidos concursos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Manassés Morais Xavierpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectGêneros Textuaispt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleConcepções de escrita em propostas de produção textual: o vestibular da UEPB e o ENEM em focopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carolina Herculano Costa.pdfCarolina Herculano Costa1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.