Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24047
Título: A prática arquivística em um arquivo judicial: um relato de experiência de estágio
Autor(es): Santos, Luís Fernando Rodrigues dos
Palavras-chave: Práticas arquivísticas
Estágio curricular em Arquivologia
Tribunal de Justiça da Paraíba - TJPB
Arquivo Judicial
Data do documento: 2-Dez-2019
Resumo: No processo de formação em Arquivologia, o estágio curricular se configura como importante período de vivência prática que possibilita ao discente o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício da profissão. Dentre os possíveis contextos de atuação, estão os arquivos jurídicos que é um espaço significativo de práticas arquivísticas, no qual o Arquivista pode contribuir com atividades de organização, preservação, conservação do acervo, cadastros de processos, higienização, dentre outras ações. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo geral descrever e analisar de forma reflexiva a experiência de estágio curricular vivenciada no Arquivo do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. Para tanto, buscou-se abordar sobre a atuação e importância do estágio para a formação do arquivista; a funcionalidade do Arquivo do Fórum Cível e a prática do Arquivista; sobre as principais atividades realizadas no estágio, bem como as demandas, as dificuldades e os desafios encontrados. Espera-se que a experiência aqui compartilhada possa promover reflexões sobre a importância que tem a dimensão prática para a formação. A partir das atividades desenvolvidas, foi possível articular com a prática o que foi aprendido na universidade, bem como pensar sobre a identidade profissional do arquivista e o objeto de estudo científico da Arquivologia. O contato com a prática de estágio pode gerar novos questionamentos sobre o próprio saber e fazer arquivístico, tanto no contexto judicial como em outros campos de atuação.
Descrição: SANTOS, L. F. R. dos. A prática arquivística em um arquivo judicial: um relato de experiência de estágio. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24047
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luís Fernando Rodrigues dos Santos.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.