Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24051
Título: Análise do acesso à informação arquivística com base no diagnóstico de acervo: o caso da Prefeitura Municipal de Mogeiro
Autor(es): Silva Filho, José Cabral da
Palavras-chave: Acesso à informação arquivística
Gestão de documentos
Diagnóstico de acervo
Acervo da Prefeitura de Mogeiro
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: Este trabalho aborda o acervo da Prefeitura Municipal de Mogeiro com o objetivo de analisar o processo de acesso às informações arquivísticas da prefeitura, quer seja para a própria administração, quer seja para o cidadão. Para alcançar o objetivo pretendido, foi necessário diagnosticar a situação atual, de modo a verificar a aplicação dos princípios arquivísticos e procedimentos de gestão documental. Neste trabalho são apresentados o município de Mogeiro e a organização administrativa de sua prefeitura. Trata-se de um estudo exploratório através de observação direta e análise qualitativa dos dados realizado nas dependências da prefeitura de Mogeiro. Esta análise foi baseada nos aspectos favoráveis e contrários ao processo de acesso à informação, observando sua relação em cada situação. Como resultados, constatou-se que a ausência de gestão de documentos, de profissionais da Arquivologia e de um arquivo público somados a inexistência de uma política arquivística tem uma considerável influência negativa no processo de acesso à informação, retardando-o ou até inviabilizando-o. Assim, aponta-se para a necessidade de implementação desses itens.
Descrição: SILVA FILHO, J. C. da. Análise do acesso à informação arquivística com base no diagnóstico de acervo: o caso da Prefeitura Municipal de Mogeiro. 2019. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24051
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Cabral da Silva Filho.pdf1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.