Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24057
Título: A representação da informação na Coordenação do Arquivo Central do IFPB - Campus João Pessoa: uma proposta de padronização na nomenclatura dos cursos
Autor(es): Guimarães, Laudecira Pereira de Lima
Palavras-chave: Arquivos escolares
Representação da informação
Descrição arquivística
Índice remissivo
IFPB João Pessoa
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: Nosso trabalho consiste em analisar as variedades de nomenclaturas e divergências existentes nos fundos fechados da Escola Técnica Federal da Paraíba (ETF-PB) e Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB), atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), levando em consideração a Representação da Informação. O objetivo geral da pesquisa norteouse em: mapear as diferentes nomenclaturas na representação da informação dos cursos do IFPB Campus João Pessoa entre o período (1967 a 2008). Para tanto o objetivo especifico pautou-se em: identificar as alterações de nomenclatura dos cursos de acordo com a mudança de fundos da instituição; esclarecer as divergências entre as nomenclaturas ao longo das diversas conjunturas no campus e propor a construção de um índice remissivo para auxiliar o controle de vocabulário controlado nas nomenclaturas dos cursos no setor de arquivo. A metodologia obteve-se através de uma observação direta com uma abordagem qualitativa de natureza descritiva e exploratória nos dossiês dos alunos. Os resultados obtidos foram uma padronização na nomenclatura dos cursos, diminuindo as dificuldades encontradas na confecção das etiquetas e na obtenção dos dados. Sugerimos como alternativa a consulta ao Q-acadêmico e a construção de um índice remissivo para auxiliar a recuperação da informação do setor.
Descrição: GUIMARÃES, L. P. de L. A representação da informação na Coordenação do Arquivo Central do IFPB - Campus João Pessoa: uma proposta de padronização na nomenclatura dos cursos. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24057
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laudecira Pereira de Lima Guimarães.pdf1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.