Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24061
Título: | Estágio Supervisionado de Regência em Geografia: uma experiência no ensino médio em tempos de educação remota |
Autor(es): | Costa, Janduy Araujo |
Palavras-chave: | Ensino de geografia Educação remota. Estágio supervisionado |
Data do documento: | 1-Jul-2021 |
Resumo: | Os estágios supervisionados consistem em espaços de aprendizagem fundamentais à formação docente, na medida em que viabilizam a inserção do licenciando no contexto real da prática professoral. A partir dessa inserção, o estagiário tem ao seu alcance a possibilidade de vivenciar e refletir sobre a realidade escolar e o processo de ensino e aprendizagem, de modo que não seja apenas um mero descritor das circunstâncias de sua experiência, mas, sobretudo um sujeito capaz de analisar criticamente o que foi vivido e contribuir para a sua transformação positiva. O presente relatório resulta das experiências construídas no decorrer do Componente Curricular Estágio Supervisionado II, que é requerido pelo Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, modalidade a distância. O referido estágio ocorreu durante o semestre 2020.2, e teve como palco para as atividades práticas de regência no ensino médio a E.E.E.F.M. Nossa Senhora Aparecida, que se localiza no município de Campina Grande-PB e pertence a rede pública estadual de ensino da Paraíba. Dessa forma, o objetivo aqui estabelecido consiste em apresentar as experiências vivenciadas ao longo do Estágio Supervisionado II, o qual possibilitou a reflexão acerca da realidade escolar e da construção do processo de ensino e aprendizagem em Geografia no ensino médio diante de um cenário novo e desafiador, que é a educação remota. Em relação ao caminho metodológico, partiu-se de uma abordagem qualitativa na qual foram adotadas a pesquisa bibliográfica e colaborativa como procedimentos. Os resultados obtidos dão conta de uma realidade complexa, permeada de desafios e de formas de exclusão para os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem, o que tem a ver com o efeito mais intenso das desigualdades socioeconômicas no contexto da educação remota. |
Descrição: | COSTA, Janduy Araujo. Estágio supervisionado de regência em geografia: uma experiência no ensino médio em tempos de educação remota. 29f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24061 |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Janduy Araujo Costa.pdf | PDF - Janduy Araujo Costa | 390.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 264.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.