Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24063
Título: As operações de paz multidimensionais da ONU, Direitos Humanos e local Ownership: uma discussão no contexto do debate entre universalismo e relativismo cultural
Autor(es): Dias, Kelvin Araújo da Nóbrega
Palavras-chave: Direitos Humanos
Universalismo
Relativismo cultural
Peacebuilding
Data do documento: 8-Nov-2019
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de iniciação científica acerca da atuação das operações de paz da ONU no processo de reconstrução da paz em sociedades pós-conflito, no marco da promoção dos direitos humanos e do empoderamento local. A partir das críticas sistemáticas dirigidas às Nações Unidas, em relação à imposição de um modelo ocidental liberal de paz no processo de reconstrução de sociedades conturbadas por conflitos internos, pretende-se ressaltar as possíveis tensões entre a valorização da cultura local defendida pelos críticos e a promoção das normas internacionais de direitos humanos. Trata-se de um estudo de caso de Serra Leoa que analisa como a ONU lida com tais tensões em campo, especialmente no que diz respeito a práticas consideradas como parte de tradições locais que contrariam as normas internacionais de direitos humanos, precisamente aquelas relacionadas aos direitos de gênero e à proteção de mulheres e meninas. Conclui-se com uma tentativa de superar, em certa medida, o debate entre universalismo e relativismo cultural, na busca de contribuir para uma agenda positiva de reconstrução da paz e para rever a atuação das operações de paz na construção de uma paz autossustentável nos locais onde atua.
Descrição: DIAS, K. A. da N. As operações de paz multidimensionais da ONU, Direitos Humanos e local Ownership: uma discussão no contexto do debate entre universalismo e relativismo cultural. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Praíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24063
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kelvin Araújo da Nóbrega Dias.pdf961.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.