Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24066
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Gerlane Pereira da Rocha-
dc.date.accessioned2021-07-16T17:27:15Z-
dc.date.available2021-07-16T17:27:15Z-
dc.date.issued2021-06-30-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24066-
dc.descriptionSILVA, G. P. da R. Tecnologia e educação: práticas pedagógicas remotas de professores em uma escola quilombola em Alagoa Grande - PB. 2021. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo objetiva-se analisar as práticas pedagógicas remotas de professores em uma escola quilombola com foco nas vivências. A pesquisa procurou investigar como se deu as práticas pedagógicas remotas de uma escola quilombola frente ao uso da tecnologia. Para tanto, apoiamo-nos teoricamente nas ponderações de Carril (2017), Silva (2017); Paschoal e Machado (2009); Dornelles (2011); Gonçalves e Brito (2020); Trindade (2010); Santana (2010); cujas pesquisas nos permitem concluir: trabalhos neste sentido devem ser ampliados. A metodologia aplicada foi uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola quilombola do município de Alagoa Grande- Paraíba. O público alvo foram os professores, com foco especial a professora da educação infantil. Para coleta dos dados foi utilizado um questionário online do tipo Google Forms estruturado com questões abertas e fechadas com vista a traçar o perfil dos professores e sondar suas concepções sobre o objeto em estudo. Como resultados constatamos que é possível o desenvolvimento do fazer pedagógico de uma professora da educação infantil durante as suas práticas pedagógicas remotas usando as tecnologias. Logo, as questões étnicos-raciais foram trabalhadas pela professora da educação infantil na escola quilombola desenvolvendo os sentimentos de pertencimento e reconhecimento da sua identidade quilombola. Este estudo suscita novas investigações sobre o tema abordado e reforça a importância da tecnologia no processo ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Julio César Pereira dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTecnologia em aulas remotaspt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEscola quilombolapt_BR
dc.titleTecnologia e educação: práticas pedagógicas remotas de professores em uma escola quilombola em Alagoa Grande - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gerlane Pereira da Rocha SilvaPDF - Gerlane Pereira da Rocha Silva514.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito319.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.