Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24066
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Gerlane Pereira da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-16T17:27:15Z | - |
dc.date.available | 2021-07-16T17:27:15Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24066 | - |
dc.description | SILVA, G. P. da R. Tecnologia e educação: práticas pedagógicas remotas de professores em uma escola quilombola em Alagoa Grande - PB. 2021. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo objetiva-se analisar as práticas pedagógicas remotas de professores em uma escola quilombola com foco nas vivências. A pesquisa procurou investigar como se deu as práticas pedagógicas remotas de uma escola quilombola frente ao uso da tecnologia. Para tanto, apoiamo-nos teoricamente nas ponderações de Carril (2017), Silva (2017); Paschoal e Machado (2009); Dornelles (2011); Gonçalves e Brito (2020); Trindade (2010); Santana (2010); cujas pesquisas nos permitem concluir: trabalhos neste sentido devem ser ampliados. A metodologia aplicada foi uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola quilombola do município de Alagoa Grande- Paraíba. O público alvo foram os professores, com foco especial a professora da educação infantil. Para coleta dos dados foi utilizado um questionário online do tipo Google Forms estruturado com questões abertas e fechadas com vista a traçar o perfil dos professores e sondar suas concepções sobre o objeto em estudo. Como resultados constatamos que é possível o desenvolvimento do fazer pedagógico de uma professora da educação infantil durante as suas práticas pedagógicas remotas usando as tecnologias. Logo, as questões étnicos-raciais foram trabalhadas pela professora da educação infantil na escola quilombola desenvolvendo os sentimentos de pertencimento e reconhecimento da sua identidade quilombola. Este estudo suscita novas investigações sobre o tema abordado e reforça a importância da tecnologia no processo ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Julio César Pereira dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia em aulas remotas | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Escola quilombola | pt_BR |
dc.title | Tecnologia e educação: práticas pedagógicas remotas de professores em uma escola quilombola em Alagoa Grande - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gerlane Pereira da Rocha Silva | PDF - Gerlane Pereira da Rocha Silva | 514.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 319.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.