Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24071
Título: Fatores abióticos e bióticos que influenciam a comunidade de rotífera em seis reservatórios do semiárido paraibano, Brasil
Autor(es): Silva, Tatiana Barbosa da
Palavras-chave: Similaridade de reservatórios paraibanos
Condições de reservatórios paraibanos
Recursos de reservatórios paraibanos
Brachionidae
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: O nicho ecológico de uma espécie compreende os fatores abióticos (condições e recursos) importantes para o crescimento e estabelecimento de uma espécie em um ecossistema. Baseado nessa teoria o presente estudo teve como objetivos: (1) descrever a densidade, riqueza e diversidade dos táxons, (2) descrever e correlacionar as condições e recursos do ecossistema com os atributos biológicos dos Rotífera, e (3) analisar a similaridade da composição e estrutura da comunidade nos seis reservatórios. O estudo foi realizado na região semiárida em seis reservatórios localizados na bacia hidrográfica do Rio Paraíba. Nestes foram coletados os dados abióticos e bióticos nos compartimentos: Rio, Lago e Transição, durante o período de estiagem (dezembro de 2012 e fevereiro de 2013). Para determinar a diversidade de Rotífera nos reservatórios foi calculado o índice de Shannon. Foi realizada a GLM para relacionar os recursos e condições com os atributos biológicos de Rotífera. Baseado na similaridade foi realizado um teste de Mantel para relacionar a composição e estrutura com as condições e recursos. Para verificar os fatores que influenciam a estrutura da comunidade de Rotífera foi realizado a análise de RDA. Os resultados desse estudo mostraram que o nicho ecológico (condições e recursos) foi importante na determinação da densidade, diversidade, riqueza, composição e estrutura da comunidade em cada reservatório.
Descrição: SILVA, T. B. da. Fatores abióticos e bióticos que influenciam a comunidade de rotífera em seis reservatórios do semiárido paraibano, Brasil. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24071
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiana Barbosa da Silva.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.