Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24072
Título: Síndrome de down: da genética às pesquisas moleculares
Autor(es): Freitas, Juliana Sales de
Palavras-chave: Citogenética
Modelos animais
Placas beta-amilóide
Síndrome de down
Data do documento: 2-Dez-2019
Resumo: A Síndrome de Down (SD) é um distúrbio genético, ocasionado, na maioria das vezes, por uma mutação cromossômica envolvendo o cromossomo 21. Os indivíduos com SD apresentam uma terceira cópia, completa ou parcial, do referido cromossomo. As formas mais comuns de ocorrência da SD podem acontecer por não-disjunção simples, translocação ou mosaicismo celular. Com os avanços na era das “ômicas” se tornou possível o mapeamento do genoma humano, e por sua vez, a oportunidade de explorar e descobrir informações moleculares por trás dos variáveis fenótipos observados nos indivíduos com SD. A tecnologia aprimorou a área molecular, e a compreensão de como os genes em trissomia estão, diretamente ou indiretamente, envolvidos nos diferentes fenótipos observados e em outras doenças que podem estar associadas a SD. O presente estudo teve o objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a SD de uma forma ampla e geral e associar alguns avanços obtidos desde a descoberta da síndrome, há quase 100 anos atrás, até o presente momento, com foco principal na genética e biologia molecular. Essa revisão apresenta informações gerais sobre a SD, sobre a citogenética da T21, informações sobre o cromossomo 21, a relação genótipo/fenótipo da SD, os modelos animais disponíveis para as pesquisas da T21 e algumas pesquisas básicas moleculares com resultados promissores para o desenvolvimento de futuras terapias. Apesar de todos os avanços nas pesquisas relacionadas a SD, ainda são necessários mais estudos focados nos genes presentes no cromossomo 21, em especial os que ainda tem sua atuação desconhecida. Compreender os mecanismos de atuação desses genes, os seus efeitos quando estão em trissomia, a associação deles com o fenótipo da SD, e a função das proteínas envolvidas no metabolismo celular é de extrema importância para um melhor tratamento das doenças e desenvolvimento de terapias que possam representar melhor qualidade de vida aos indivíduos com SD.
Descrição: FREITAS, J. S. de. Síndrome de down: da genética às pesquisas moleculares. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24072
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Sales de Freitas.pdf814.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.