Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24073
Título: Produção de som por Amphichthys cryptocentrus (Teleostei: batrachoididae) em um estuário hipersalino
Autor(es): Silva, Glacy Kelly Almeida da
Palavras-chave: Comportamento acústico
Peixes-sapo
Bioacústica de peixes
Data do documento: 2-Jul-2019
Resumo: Dentre as diversas formas de comunicação existentes, a comunicação acústica é uma das mais importantes para os animais aquáticos, dentre estes, os peixes, que a utilizam para obter informações sobre o ambiente, como também em interações agonísticas e reprodutivas. A família Batrachoididae é considerada um importante modelo para estudos de bioacústica em peixes, sendo um dos grupos mais estudados quanto à produção de som. Este trabalho descreve o repertório acústico de Amphichthys cryptocentrus em um estuário hipersalino. As amostragens ocorreram no estuário do rio Tubarão, através de gravações de exemplares em ninhos artificiais e durante situação de estresse por manuseio. A espécie apresentou um repertório acústico altamente diversificado. Nos ninhos, foram registrados 14 tipos de som, sendo classificados como simples ou mistos. Os sons simples eram compostos por sons pulsados (batidas únicas, batidas curtas, batidas longas, grunts únicos, grunts simples, sequência curta de grunts e sequência longa de grunts) ou tonais (croaks únicos, croaks, growl e sirene curta). Os sons mistos eram compostos por sons pulsados e tonais numa mesma vocalização (grunt/croak, grunt/growl, sirene com batidas). Nas gravações de estresse, apenas um tipo de som foi registrado (net grunts), composto por sequências de pulsos duplos. Amphichthys cryptocentrus apresentou maior taxa de vocalização no período diurno, sendo as batidas curtas os sons mais frequentemente registrados neste período; no período noturno, os sons mais comuns foram as sirenes com batidas.
Descrição: SILVA, G. K. A. da. Produção de som por Amphichthys cryptocentrus (Teleostei: batrachoididae) em um estuário hipersalino. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24073
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glacy Kelly Almeida da Silva.pdf4.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.