Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24078
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Josinaldo Monteiro da | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-18T16:21:51Z | - |
dc.date.available | 2021-07-18T16:21:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-03 | - |
dc.identifier.other | CCD 305.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24078 | - |
dc.description | SILVA, J. M. da. Brincando com bonecas/os negras/os: construção e afirmação identitária das crianças negras e igualdade de gênero na educação infantil. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As brincadeiras, jogos e brinquedos são recursos que podem ser utilizados como estratégias didáticas lúdicas, na Educação Infantil, a fim de favorecer o ensino-aprendizagem significativo sobre História da África e a ressignificação da imagem estereotipada das pessoas negras. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo compreender como as brincadeiras com bonecos/as negros/as auxiliam no processo de construção e afirmação da identidade racial positiva da criança negra, igualdade de gênero e combate ao racismo, além disso também apresentamos uma proposta didática. Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, de maneira que possibilitasse analisarmos o nosso objeto de estudo. Por conseguinte, fundamentamos nosso trabalho nas arguições de teóricos/as que discutem sobre identidade racial, gênero e ludicidade, entre eles/as, Gomes (2005), Aguiar (1998), Louro (2014), etc. Por meio deste estudo e considerando o período delimitado nessa pesquisa, verificamos que a utilização de bonecos/as negros/as em atividades da Educação Infantil, pode contribuir para a dinamicidade das aulas, estimulando as crianças negras a construírem e afirmarem positivamente sua identidade racial, bem como favorecendo a igualdade de gênero e a luta contra o racismo. Logo, esperamos que este estudo impulsione novas pesquisas para aqueles/as que desejam o desenvolvimento de uma educação inclusiva, antirracista, antissexista e emancipatória, capaz de transformar a realidade em que vivemos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Waldeci Ferreira Chagas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras com bonecos/as negros/as | pt_BR |
dc.subject | Identidade étnico-racial e sexual | pt_BR |
dc.subject | Igualdade de gênero | pt_BR |
dc.title | Brincando com bonecas/os negras/os: construção e afirmação identitária das crianças negras e igualdade de gênero na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF-Josinaldo Monteiro da Silva.pdf | PDF - Josinaldo Monteiro da Silva | 543.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DEPÓSITO TCC. Josinaldo.pdf | Termo de depósito | 93.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.