Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jailma Dionisio-
dc.date.accessioned2021-07-18T16:26:10Z-
dc.date.available2021-07-18T16:26:10Z-
dc.date.issued2021-06-02-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24079-
dc.descriptionSILVA, Jailma Dionisio da. Cirandas e Cocos Quilombolas: ações pedagógicas com a música na vivência da criança em Caiana dos Crioulos. 2021. 51f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractOs estudos voltados a importância da utilização da música no contexto educativo, enquanto prática fundamental para o desenvolvimento do aluno vêm ganhando cada vez mais ênfase, devido a veracidade das contribuições desse recurso didático para o processo de ensino. A música inserida na Educação Infantil, no contexto de Educação Quilombola, é capaz de possibilitar o desenvolvimento de práticas que auxiliam na construção de uma identidade que valoriza e reconhece o histórico de lutas da comunidade. Este estudo tem como principal objetivo analisar as contribuições da música produzida nas práticas culturais do quilombo de Caiana dos Crioulos - Paraíba em ações pedagógicas na Educação Infantil. A pesquisa está situada no campo da Educação Quilombola nas discussões sobre a Educação Infantil. Fundamentamos nosso texto nos estudos de Andrade (2010) e Oliveira (2009), que trazem considerações sobre a infância. Pinho e Santos (2014), Silva e Ribeiro (s/n), com discussões acerca da Educação Infantil. Carril (2017) e Miranda (2012), que tratam sobre Educação Quilombola, e Brescia (2003), Ferreira (2000) e Gohn e Stavracas (2010), que discutem acerca da inserção da música nos processos de ensino. Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e documental, na qual utilizamos como fontes de pesquisas artigos, livros digitais e documentos do Brasil, tais quais a Constituição Federal de 1988, o RCNEI de 1998, a LDB e o PPP da Escola Firmo Santino, localizada em Caiana dos Crioulos. Os resultados obtidos indicam que a inserção e utilização da música das cirandeiras na Educação Infantil no contexto de Educação Quilombola, inserida nas práticas educativas da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Firmo Santino, são fundamentais para o descobrimento da riqueza histórica, social e cultural da comunidade, sendo indispensável esse acesso para a formação do aluno.pt_BR
dc.description.sponsorshipPatrícia Cristina de Aragão Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEducação Quilombolapt_BR
dc.subjectCirandeiraspt_BR
dc.titleCirandas e Cocos quilombolas: ações pedagógicas com a música na vivência da criança em Caiana dos Crioulospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Jailma Dionisio da Silva.pdfPDF- Jailma Dionisio da Silva610.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DEPÓSITO TCC Jailma.pdfTermo de depósito TCC Jailma483.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.