Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24079
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Jailma Dionisio | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-18T16:26:10Z | - |
dc.date.available | 2021-07-18T16:26:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24079 | - |
dc.description | SILVA, Jailma Dionisio da. Cirandas e Cocos Quilombolas: ações pedagógicas com a música na vivência da criança em Caiana dos Crioulos. 2021. 51f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os estudos voltados a importância da utilização da música no contexto educativo, enquanto prática fundamental para o desenvolvimento do aluno vêm ganhando cada vez mais ênfase, devido a veracidade das contribuições desse recurso didático para o processo de ensino. A música inserida na Educação Infantil, no contexto de Educação Quilombola, é capaz de possibilitar o desenvolvimento de práticas que auxiliam na construção de uma identidade que valoriza e reconhece o histórico de lutas da comunidade. Este estudo tem como principal objetivo analisar as contribuições da música produzida nas práticas culturais do quilombo de Caiana dos Crioulos - Paraíba em ações pedagógicas na Educação Infantil. A pesquisa está situada no campo da Educação Quilombola nas discussões sobre a Educação Infantil. Fundamentamos nosso texto nos estudos de Andrade (2010) e Oliveira (2009), que trazem considerações sobre a infância. Pinho e Santos (2014), Silva e Ribeiro (s/n), com discussões acerca da Educação Infantil. Carril (2017) e Miranda (2012), que tratam sobre Educação Quilombola, e Brescia (2003), Ferreira (2000) e Gohn e Stavracas (2010), que discutem acerca da inserção da música nos processos de ensino. Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e documental, na qual utilizamos como fontes de pesquisas artigos, livros digitais e documentos do Brasil, tais quais a Constituição Federal de 1988, o RCNEI de 1998, a LDB e o PPP da Escola Firmo Santino, localizada em Caiana dos Crioulos. Os resultados obtidos indicam que a inserção e utilização da música das cirandeiras na Educação Infantil no contexto de Educação Quilombola, inserida nas práticas educativas da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Firmo Santino, são fundamentais para o descobrimento da riqueza histórica, social e cultural da comunidade, sendo indispensável esse acesso para a formação do aluno. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Patrícia Cristina de Aragão Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação Quilombola | pt_BR |
dc.subject | Cirandeiras | pt_BR |
dc.title | Cirandas e Cocos quilombolas: ações pedagógicas com a música na vivência da criança em Caiana dos Crioulos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- Jailma Dionisio da Silva.pdf | PDF- Jailma Dionisio da Silva | 610.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DEPÓSITO TCC Jailma.pdf | Termo de depósito TCC Jailma | 483.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.