Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24080
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Josefa Rufino | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-18T16:27:13Z | - |
dc.date.available | 2021-07-18T16:27:13Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24081 | - |
dc.description | BARBOSA, J. R. Dos palcos aos livros, O Pequeno Príncipe Preto: conto e (re) conto além da escola. 2021. 61f. Monografia (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o intuito de reverter à lógica opressora, sugerimos práticas pedagógicas semelhantes às propostas pelo Teatro Experimental do Negro no sentido de vincular, na Educação Infantil, dramaturgia, literatura e cultura afro-brasileira, a partir da obra O Pequeno Príncipe Preto, coletânea contos de Rodrigo França, organizada através da transposição dos palcos aos livros, a qual permite o desenvolvimento de propostas voltadas tanto para a oralidade, considerando a ação de contar, executada com maestria pelos griots, nas sociedades africanas, quanto para o texto teatral. Assim, por meio da narrativa O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry, e da releitura, de Rodrigo França, visamos propiciar uma educação étnico-racial, para adultos e crianças, realizada na escola e além dela, pois o diálogo do texto literário deve ocorrer, em primeira instância, com outro. Para tanto, evocamos o conceito de Letramento Literário a partir da sequência básica, proposta por Cosson (2009), composta por motivação, introdução, leitura e interpretação, a qual acrescentamos a avaliação, a fim de que a eficácia do trabalho realizado seja verificada. Dessa forma objetivamos a aquisição do conhecimento acerca da cultura africana e afro-brasileira, e assim promover a educação antirracista. Assim esperamos que os alunos, e, por conseguinte, os seus familiares, possam colaborar com a transformação de mentalidade em relação da pessoa negra. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Aparecida Nascimento de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário Infantil | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | Contos | pt_BR |
dc.title | Dos palcos aos livros, O Pequeno Príncipe Preto: conto e (re) conto além da escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias III - EEREI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Josefa Rufino Barbosa.pdf | PDF - Josefa Rufino Barbosa | 512.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 141.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.