Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24086
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Fernanda Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-18T17:24:21Z | - |
dc.date.available | 2021-07-18T17:24:21Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24086 | - |
dc.description | ANDRADE, F. S. As produções científicas no curso de licenciatura em pedagogia/ UEPB/ CAMPUS I (2014-2019). 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo discutir a produção científica de estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba, Campus I no período de 2014 a 2019, com destaque para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). O trabalho se justifica por abordar uma importante pesquisa na área de formação de professores. Para isso, recorremos à pesquisa quali-quantitativa. Para a coleta de dados, utilizamos a pesquisa documental. Desta forma, recorremos à produção científica de estudantes do referido Curso, priorizando os TCC, mas também anais de eventos científicos, especificamente o Congresso Nacional de Educação (CONEDU) e o Congresso Internacional de Inclusão (CINTEDI). Além da aplicação e análise de um questionário realizado com os concluintes do Curso. Como suporte teórico para subsidiar a pesquisa, buscamos apoio de autores como: Bocatto (2006), Freire (1996), Gil (2002), Giraldelli (2006), Lakatos; Marconi (2003), Libâneo (2012-2011), entre outros. Através do levantamento realizado, pudemos identificar quais as principais Linhas de Pesquisa que mais chamam a atenção de estudantes e futuros professores. Percebe-se que se destacam Educação Infantil, Educação Especial, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Política e Gestão Educacional, seguidos de outros temas importantes para a educação, para a escola e para o pedagogo. Observamos, também, uma média de 35 TCCs defendidos por semestre, o que representa quase 50% de conclusão das vagas que são ofertadas no ingresso a cada semestre. Desta forma, mesmo que o Curso tenha avançado bastante na produção dos estudantes, compreende-se que a pesquisa deve ser ainda mais instigada, estimulada, visto a relevância desta na formação do professor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Dra. Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Produção científica | pt_BR |
dc.title | As produções científicas no curso de licenciatura em pedagogia/ UEPB/ CAMPUS I (2014-2019) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERNANDA SILVA ANDRADE-TCC.pdf | FERNANDA SILVA ANDRADE-TCC.pdf | 936.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Scan238.pdf | Scan238.pdf | 337.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.