Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24090
Título: Aprendendo a conservar: Blog como ferramenta de colaboração e aprendizagem na preservação e conservação de acervos documentais arquivísticos em papel
Autor(es): Ricarte, Fellipe Raniery Sales
Palavras-chave: Blog
Preservação e conservação de acervos
Blog como ferramenta de colaboração
Processo de ensino-aprendizagem
Data do documento: 2-Dez-2019
Resumo: Atualmente, as redes sociais, as ferramentas de construção de mapas conceituais e, entre outras coisas os blogs, passam a caracterizar uma nova identidade ao processo educacional contemporâneo voltado para o ensino superior. Na disciplina de Laboratório de Preservação e Conservação de Acervos documentais da Universidade Estadual da Paraíba, a criação e utilização do blog “Aprendendo a Conservar” se deu a partir do semestre 2019.1, como fator motivacional para o aprendizado dos monitores e alunos. Com fins pedagógicos, envolvendo alunos e monitores (os primeiros com a função de visitar e comentar as atividades postadas pelos monitores, e os segundos com a função de organização, postagem dos conteúdos e cumprimento de relato de atividades) o blog, aborda questões sobre funcionamento do Laboratório de Conservação e Restauro e descrição das atividades da disciplina. O blog está sob responsabilidade dos monitores da disciplina, que postam as atividades realizadas em laboratório, seguida de sua descrição e das fotos ilustrativas, do levantamento dos comentários e da participação dos alunos. Nesse sentido, este trabalho de metodologia bibliográfica, descritiva e de estudo de caso tem o objetivo de descrever a funcionalidade do blog “Aprendendo a conservar” e entender sua contribuição para o processo motivacional da aprendizagem. Resulta num relato de experiência e conclui que o blog pode ser utilizado como uma ferramenta didática em auxílio ao processo de ensino e aprendizagem no nível superior, caracterizando-se uma proposta de interação e compartilhamento da aprendizagem entre a turma, a professora e os monitores da disciplina. Considerada um desafio, a utilização desta ferramenta permitiu externar o conteúdo trabalhado em laboratório por meio da plataforma digital, com a intenção de que as questões ali abordadas ultrapassassem os muros da instituição, abrangendo um contingencial maior de pessoas interessadas em preservação e conservação de documentos em papel.
Descrição: RICARTE, F. R. S. Aprendendo a conservar: Blog como ferramenta de colaboração e aprendizagem na preservação e conservação de acervos documentais arquivísticos em papel. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24090
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fellipe Raniery Sales Ricarte.pdf1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.