Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24091
Título: Associativismo arquivístico e visibilidade profissional: a importância da Associação dos Arquivistas da Paraíba - AAPB
Autor(es): Silveira, Eloísa dos Santos
Palavras-chave: Associativismo
Arquivista
Visibilidade profissional
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: O Associativismo Profissional Arquivístico têm ganhado cada vez mais destaque entre as temáticas abordadas na área Arquivística, sendo considerado atualmente como o principal percurso para o fortalecimento da Classe. Pois na ausência do Conselho Federal de Arquivologia são as Associações que tem atuado em defesa revogando os direitos no âmbito Arquivístico. O objetivo deste trabalho foi analisar a importância do Associativismo profissional Arquivista no Estado da Paraíba, e os objetivos específicos foram: investigar junto aos egressos da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e Universidade Federal da Paraíba - UFPB a opinião dos mesmo a respeito do associativismo Arquivístico e da Associação dos Arquivistas da Paraíba - AAPB; identificar as formas de atuação da Associação no Estado com o intuito de propor melhorias com base nas opiniões dos egressos; verificar o quantitativo de egressos e de Arquivistas filiados a AAPB; e ressaltar a importância das Associações Arquivistas para a consolidação da categoria, assim como também a criação do Conselho Federal de Arquivologia. A metodologia desta pesquisa foi caracterizada a partir de uma abordagem qualiquantitativa de natureza descritiva, tomando como objeto de estudo os Arquivistas formados no período de 2015 a 2018 UEPB e UFPB, e AAPB, o instrumento de coleta de dados escolhido para realização da coleta foi o Formulários Googles, cujo a aplicação desse instrumento se deu via e-mail. Os resultados apontaram que os egressos acreditam que o principal caminho para que a classe se fortaleça seja o Associativismo, mas que o número de Associados a AAPB ainda é relativamente baixo, o que talvez se dê, de acordo com as respostas dos egressos, por conta que a Associação seja relativamente discreta e não publicize tanto às suas ações. Dessa maneira, conclui-se que o Associativismo de fato é um caminho importante para expansão da classe e deve ser abordado de forma mais recorrente. Bem como, as Associações precisam ser mais assíduas e difundir suas ações, tendo em vista obter um maior percentual de vinculados.
Descrição: SILVEIRA, E. dos S. Associativismo arquivístico e visibilidade profissional: a importância da Associação dos Arquivistas da Paraíba - AAPB. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24091
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eloísa dos Santos Silveira.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.