Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24094
Título: Difusão cultural e ação educativa: uma análise das produções científicas em Arquivologia no contexto de periódicos científicos e eventos paraibanos
Autor(es): Lauriano, Janiele Marinho de Pontes
Palavras-chave: Difusão cultural
Disseminação da informação
Arquivista
Acesso e uso da informação
Ação educativa
Data do documento: 2-Dez-2019
Resumo: A difusão cultural e ações educativas consideradas estratégias relevantes para os processos de comunicação e disseminação da informação arquivística, potencializa o compartilhamento, a disseminação e o acesso das informações, contribuindo para evolução e desenvolvimento dos produtos e serviços arquivísticos. Percebendo a importância e relevância deste assunto, esta investigação, propôs analisar as produções científicas voltadas para ação educativa e difusão cultural arquivísticas, nos periódicos científicos Archeion, RACin e no evento SESA, no período de 2014 a 2019, a fim de entender o que tem sido dito sobre a temática nos veículos de comunicação científica paraibanos. Para tanto, utilizou a metodologia qualitativa, bibliográfica, descritiva e análise de conteúdo para responder aos questionamentos da investigação. Resultou no mapeamento de artigos que discutem o tema por meio de busca simples pelos descritores “ação (ões) educativa (s)” e “difusão cultural”, voltados para o arquivo ou para a Arquivologia. Todos os artigos selecionados para análise trouxeram esses termos, assim como as relações entre eles. Concluiu que, embora as produções científicas sobre difusão cultural e ações educativas arquivísticas sejam consideradas tímidas nos periódicos de Arquivologia e evento paraibanos, as análises das abordagens dos artigos constatam a importância da difusão cultural e ações educativas como potencializadoras do acesso, disseminação e compartilhamento das informações. Além disso, potencializam a valorização do arquivo enquanto instituição de grande valor social. Neste contexto, o arquivista assume relevante papel e responsabilidade social e educativa.
Descrição: LAURIANO, J. M. de P. Difusão cultural e ação educativa: uma análise das produções científicas em Arquivologia no contexto de periódicos científicos e eventos paraibanos. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24094
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janiele Marinho de Pontes Lauriano.pdf666.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.