Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24095
Título: Ética e informação no ciberespaço
Autor(es): Nunes, Roxenne Cristine da Silva
Palavras-chave: Ética no ciberespaço
Informação acadêmica digital
Comunidade arquivística
Data do documento: 22-Dez-2019
Resumo: Ao longo dos séculos, inúmeras tentativas de construção de uma Ética universal falharam. Sempre contemporânea, a ética nasce dos conflitos gerados pela convivência entre os indivíduos. Considerando que atualmente vivemos em rede e que a informação que circula nesta rede é uma chave que adquire diversas formas, quais seriam os perigos da ausência da Ética na produção e tramitação da informação através da comunicação virtual? Dialogar sobre a sua necessidade no processo de criação e difusão da informação no ciberespaço é fundamental, para que entendamos que o mesmo não é um mundo à parte e que nossos atos nesses espaços ecoam fora deles. Nessa perspectiva, a Ética deve ser vista como princípio instigador do pensamento crítico diante do desafio da fluidez informacional no mundo contemporâneo. Assim, o presente artigo teve como campo de análise o grupo oficial de whatsapp do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. O objetivo da pesquisa foi verificar se os futuros profissionais de arquivo utilizam a Ética durante o ato de criação e/ou transmissão de informações dentro de um ambiente formal acadêmico virtual. Para tanto, foi realizada uma observação passiva e posterior análise sobre as informações que circularam no grupo utilizando como ferramenta de apoio o software IRAMUTEQ. Os resultados dessa análise apontam para uma realidade um tanto distante da ensinada na academia e a carência de uma reflexão a respeito.
Descrição: NUNES, R. C. da S. Ética e informação no ciberespaço. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24095
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roxenne Cristine da Silva Nunes.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.