Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24096
Título: Acessibilidade em Libras no site do Arquivo Nacional: aplicabilidade do aplicativo Vlibras
Autor(es): Oliveira, Leilane Santos de
Palavras-chave: Arquivo Nacional
Acessibilidade em Libras
Aplicativo Vlibras
Data do documento: 11-Fev-2019
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar a acessibilidade em Libras no site do Arquivo Nacional por meio da verificação da aplicabilidade do VLibras quando se busca o acesso aos documentos de arquivo no site do Arquivo Nacional. O VLibras consiste em um aplicativo de tradução do português para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Na análise foi verificada a facilidade do uso, rapidez na sua tradução que é feita de forma simultânea, se o software oferece opções de velocidade, se realiza uma tradução de fato, ou se faz uso apenas da datilologia, dependendo se a palavra é substantivo (nomes de pessoa ou objetos que ainda não foi adicionado o sinal). A metodologia se caracteriza como descritiva e abordagem qualitativa. Como resultados identificou-se algumas limitações e deficiências do aplicativo, a exemplo de falhas na tradução, lentidão no processo de tradução e ausência de muitos sinais especializados, sendo esta uma limitação do próprio site. Por fim, a arquivologia discute muitos temas importantes, sendo a acessibilidade em Libras nos sites e portais dos arquivos públicos, como o Arquivo Nacional, uma discussão que merece maior aprofundamento em seus mais diversos níveis, tendo em vista a relevância da instituição para a Arquivologia e para a sociedade.
Descrição: OLIVEIRA, L. S. de. Acessibilidade em Libras no site do Arquivo Nacional: aplicabilidade do aplicativo Vlibras. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24096
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leilane Santos de Oliveira.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.