Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24099
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fabrício Filho, João | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-19T23:08:41Z | - |
dc.date.available | 2021-07-19T23:08:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 808.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24099 | - |
dc.description | FABRÍCIO FILHO, J. A representação do/a negro/a no livro didático: permanências ou desconstrução do preconceito em sala de aula. 2021. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | É de se saber a importância do livro didático como instrumento fundamental para a maioria das escolas públicas de nosso país. Nele,professores e alunos têm suporte teóricoe metodológico para a construção do processo de ensino e aprendizagem através das imagens e dos conteúdos propostos nesses materiais. No âmbito deste trabalho,trataremos sobre como tem se dado a introdução da figura do povo negro nos livros didáticos da Coleção Buriti Mais, lançado no ano 2017, da disciplina deHistória doprimeiro ou quintoano do Ensino fundamental I, da Editora Moderna.Pretendemos,desta forma,fazer uma observação de como acontece a relação entre asimagens,osconteúdose a história do povo negronesses exemplares.Neste sentido,concretiza-secomo elemento base que motivou este estudouma observação acerca de como as temáticas abordadassobre os (as) negros (as) estão sendo desenvolvidasa partir das imagens e dos textos; verificando se existem, quais são as lacunas que ainda permanecemquanto àhistória e à cultura africana e afro-brasileira. A metodologia utilizada para a construção deste trabalho é de caráter quantitativo descritivo, tratando-se de uma análise de exploração de seus conteúdos. Constatamos, assim, que os negros aparecem nos livros, mas não comoprotagonista, pois sabemos que os mesmos exercem bastante influência em nossa história. Todaviasua história sempre é simplória, as imagens são romantizadas,não correspondendo ao real. Desta forma,conclui-se que a lei 10.639/2003ainda precisa ser aplicada no tocante àsua utilização nos livros didáticos, pois não basta atemática ser só inserida nos materiais didáticos;se faz necessário também investimento na formação dos docentes.Palavras-chave: Livro didático.Imagem.Conteúdo.História e Cultura afro-brasileira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Waldeci Ferreira Chagas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Conteúdo | pt_BR |
dc.subject | História e cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.title | A representação do/a negro/a no livro didático: permanências ou desconstrução do preconceito em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - João Fabricio Filho | PDF - João Fabricio Filho | 1.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 672.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.