Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24102
Título: Estratégias de marketing digital em um momento de pandemia: um estudo com o comércio local de Patos - PB
Autor(es): Siva, João Evangelista de Araújo
Palavras-chave: Marketing digital
Redes sociais
Comportamento do consumidor
Data do documento: 27-Mai-2021
Resumo: Na medida em que o marketing se expandiu para a internet, a sua influência tornou-se predominante fazendo com que fosse necessário desenvolver estratégias nesse ambiente virtual a fim de assegurar a permanência das organizações no mercado, principalmente em virtude do agravamento da pandemia do SARsCov-2 (Covid-19) tornando o atual contexto econômico competitivo e instável no qual as empresas estão inseridas. Em razão disso, as organizações têm procurado cada vez mais conhecer os seus consumidores tendo como destaque o meio de comunicação e interação virtual e o comércio eletrônico no intuito de identificar e entender o seu público-alvo. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é verificar as estratégias de marketing digital utilizadas no comércio local de Patos – PB durante o período da pandemia do Covid-19. Para isso, desenvolveu-se um roteiro semiestruturado de entrevista, com 12 questões, que foi realizada com empresários locais de vários ramos. Os resultados desse estudo trazem as principais opiniões e conhecimento a respeito da compreensão das estratégias digitais no ambiente virtual, mostrando como as empresas são diretamente influenciadas pelas modificações do ambiente no qual estão inseridas. O trabalho evidenciou aquilo que pode ser considerado como limitação para promoção dessa mudança, como a ausência de atitude do empreendedor, a má gestão da sua organização, bem como a falta de planejamento e engajamento nas mídias digitais. Notou-se que o marketing de relacionamento é uma das ferramentas mais utilizadas para satisfazer os clientes, embora seja utilizada apenas em espaços físicos havendo a necessidade de uma melhor compreensão e aplicação no ambiente virtual. Portanto, o estudo evidenciou a relevância do conhecimento e necessidade de aplicação de estratégias de marketing digital, pois atingir o engajamento e participação do consumidor nas ações promovidas por esse ambiente certamente serão refletidas no financeiro da empresa.
Descrição: SILVA, J. E. A. Estratégias de marketing digital em um momento de pandemia: um estudo com o comércio local de Patos-PB. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24102
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Evangelista de Araújo Silva.pdfJoão Evangelista de Araújo Silva1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfTermo de depósito845.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.