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dc.contributor.authorSantos, Alane Moreira dos-
dc.date.accessioned2021-07-22T16:06:33Z-
dc.date.available2021-07-22T16:06:33Z-
dc.date.issued2021-06-28-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24111-
dc.descriptionSANTOS, A. M. dos. Considerações sobre o racismo no seriado "Todo mundo odeia o Chris" e o seu uso na prática antirracista de professores e professoras na educação infantil. 2021. 56f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve por finalidade, apresentar de forma sucinta, a importância da temática étnico-racial na formação de professoras e professores e de reconhecer a linguagem audiovisual na prática de uma formação emancipadora, antirracista. Para tanto, recorreu-se ao seriado televisivo norte-americano, “Todo Mundo Odeia O Chris” (Everybody hates Chris), diante da popularidade no Brasil, em suas reprises em emissoras de canal aberto exibido durante anos. Como metodologia foi feito uma pesquisa qualitativa e análise de conteúdo audiovisual e racismo, através dos vídeos da série “Todo Mundo Odeia O Chris” e de diversos artigos e livros sobre a temática do racismo, racismo na escola e mídia televisiva. Pautada na primeira temporada da série (2005-2006), apresentamos as personagens da família do protagonista Chris (Tyler James Williams), criado por Chris Rock e Ali LeRoi. O primeiro criador também atua como narrador dos eventos da série em voicer, e a série. Recorrendo ao tom da comédia da infância e ambientado na Nova York dos anos 1980, temos um sitcom do que teria sido o passado do criador/narrador. Tendo em vista que o racismo estrutural está em nosso cotidiano, apresentaremos as personagens da família. O presente trabalho será relevante para que educadores entendam qual o seu papel nas suas práticas e lutas antirracistas. Além da série como referente principal de análise, dialogamos com alguns autores e autoras que debatem sobre os temas que perpassam nossa análise, no qual discutem o racismo presente nas escolas e o racismo estrutural, para tanto, destacamos: ALMEIDA (2019), RIBEIRO (2019), GOMES (2011), SANT´ANA (2005), ALMEIDA (2019), FARIAS (2019), GONZALES (2020) entre outros (as). Concluímos que é de extrema importância que a temática sobre o racismo seja debatida em sala de aula, desde os anos iniciais, e os professores e professoras podem trabalhar com o audiovisual para ajudar na aprendizagem dos alunos e alunas sobre essa temáticapt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Carlos Adriano Ferreira de Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectSeriado televisivopt_BR
dc.subjectAntirracistapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleConsiderações sobre o racismo no seriado "Todo mundo odeia o Chris" e o seu uso na prática antirracista de professores e professoras da educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

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