Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24119
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Raquel de Meireles Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-23T20:22:00Z | - |
dc.date.available | 2021-07-23T20:22:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24119 | - |
dc.description | RODRIGUES, R. de M. S. A educação étnico-racial na formação inicial de professores(as) da educação infantil. 2021. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Formação Inicial de Professores é algo imprescindível para o desenvolvimento da prática pedagógica docente. Assim, diversas questões devem ser trabalhadas durante a formação, para que o/a futuro professor(a) tenha conhecimento acerca das temáticas étnico-raciais. E, que possam reconhecer a importância das discussões dessas temáticas e de como se trabalhar em sala de aula. Tendo como objetivo geral: Conhecer o que foi trabalhado com a Educação Étnico-Racial na formação inicial de professores da Educação Infantil. Para tal, como objetivos específicos irei descrever as experiências com a Educação Étnico-Racial na formação inicial, elencar as disciplinas cursadas no curso de Formação Inicial voltadas para a Educação Étnico-Racial, caracterizar a importância que os sujeitos atribuem a Formação Inicial de professores e apontar caminhos para a formação inicial de professores, considerando as trajetórias de professoras da educação básica. A pesquisa foi de cunho qualitativo e utilizei como instrumento para a coleta de coleta de dados um questionário aplicado para 10 (dez) professores/as. A pesquisa está embasada em GOMES (2003), MUNANGA (2005), MOREIRA E CARVALHO (2006). As discussões e ações na Formação Inicial em relação à Educação Étnico-Racial ainda tem caráter pontual, uma vez que acontecem em períodos muito curtos, pois são realizadas apenas em 2 ou 3 disciplinas durante o curso e que a abordagem da Temática Étnico-Racial a partir da diversidade é o ponto de partida para evitar que as diferenças se transformem em desigualdades, o professor precisa levar em consideração que as pessoas são diferentes, e educar com base no respeito as peculiaridades de cada pessoa e no desenvolvimento da consciência de que somos todos iguais nas diferenças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Sheila Gomes de Melo. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A educação étnico-racial na formação Inicial de professores(as) da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Raquel de Meireles Silveira Rodrigues | PDF - Raquel de Meireles Silveira Rodrigues | 903.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 159.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.