Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24123
Título: Aconselhamento às gestantes com relação ao exame de citopatológico do colo uterino: Relato de experiência
Autor(es): Andrade, Walbelânia da Silva
Palavras-chave: Citocitopatológico
Gestante
Colo do útero
Câncer do colo do útero
Data do documento: 17-Jul-2020
Resumo: Introdução: O Exame Citopatológico do Colo do Útero (ECCU), é aplicado como principal estratégia do Ministério da Saúde (MS) para o controle do Câncer do Colo do Útero (CCU). Apesar de ser realizado gratuitamente, ainda há fatores que levam a não adesão ao exame, como a carência de informação. No Brasil sua realização é baseada na demanda espontânea, o que configura a importância de aproveitar a busca ao serviço por outras razões, como o acompanhamento de pré-natal, período que a mulher comparece mais frequentemente ao serviço. Objetivo: Relatar a experiência de um discente de enfermagem no atendimento à Saúde da Mulher durante o estágio na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Metodologia: Estudo descritivo na modalidade Relato de Experiência de ações realizadas durante o Estágio Supervisionado na Rede de Atenção Primária a Saúde, na UBSF do Araxá, localizada no Município de Campina Grande –PB. Relato: A maioria das gestantes reconhecia a importância do ECCU, associando-o com a prevenção do CCU; porém não o realizavam com periodicidade e/ou demonstravam insegurança a possibilidade de realização do exame no período gestacional. A maior parte das gestantes não sabiam que o ECCU poderia ser realizado no período gestacional, apresentando um conhecimento frágil acerca da sua finalidade na gravidez. Considerações Finais: A Atenção Primária à Saúde (APS) fornece ações que contribuem para a redução da morbimortalidade por diferentes causas, porém ainda não conseguiu aumentar de forma significativa a cobertura do ECCU. O que mostra a importância de aproveitar todas as oportunidades para a realização do exame, como a procura ao serviço para realização do pré-natal, momento em que a mulher comparece com maior frequência a unidade de saúde.
Descrição: ANDRADE, W. da S. Aconselhamento às gestantes com relação ao exame de citopatológico do colo uterino: Relato de experiência. 2020. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24123
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Walbelânia da Silva Andrade.pdfPDF- Walbelânia da Silva Andrade337.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito643.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.