Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24124
Título: Avaliando o poder remineralizador de cremes dentais com cálcio e flúor: um estudo in vitro
Autor(es): Abrantes, Ana Luiza Dinoá
Palavras-chave: Cremes dentais
Remineralização dentária
Carbonato de cálcio
Data do documento: 23-Jul-2020
Resumo: O tecido dental encontra, de forma constante, situações que alteram a sua estrutura e promovem a perda de minerais, desde a oscilação natural do pH bucal, até tratamentos como o clareamento dental, feito com géis ácidos. Devido à esses constantes processos que podem causar perda de mineral e lesões na superfície dentária, os cremes dentais remineralizadores são uma opção de tratamento reparador de tais lesões. O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito remineralizador de cremes dentais comercializados para este propósito que possuem cálcio em sua composição. Foram utilizados quatro dentes bovinos, que foram escovados por 14 dias com um creme dental clareador, e 14 dias com cremes dentais remineralizadores, e tiveram a superfície do esmalte analisados em Microscopia Eletrônica de Varredura. As análises mostraram que o creme dental clareador causou o desenvolvimento de lesões na superfície do esmalte, bem como que cremes dentais com cálcio em sua composição mostraram melhores resultados na recuperação destas lesões quando comparadas a um creme dental comercializado como remineralizador sem cálcio em sua composição.
Descrição: ABRANTES, A. L. D. Avaliando o poder remineralizador de cremes dentais com cálcio e flúor: um estudo in vitro. 2020. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24124
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Luiza Dinoá Abrantes.pdfPDF - Ana Luiza Dinoá Abrantes1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito90.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.