Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24125
Título: O diálogo na abordagem preventiva ao exame das mamas e citopatológico: Relato de experiência
Autor(es): Diniz, Danielly Soares
Palavras-chave: Câncer do Colo do Útero
Exame Papanicolau
Saúde da mulher
Câncer de mama
Data do documento: 17-Jul-2020
Resumo: Introdução: O câncer do colo do útero e o câncer de mama são dois dos principais desafios para a saúde pública, pois atingem grande parte da população feminina. Por apresentarem grande probabilidade de cura, os meios mais eficientes para a detecção precoce são o exame papanicolau e o exame das mamas. Contudo, ainda nota-se uma baixa adesão das mulheres aos exames e o alto índice de mortalidade nesta população. Objetivo: relatar a experiência como graduanda de enfermagem no atendimento à saúde da mulher, durante o estágio na Estratégia de Saúde da Família. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo na modalidade relato de experiência, baseado na vivência do Estágio Supervisionado na Rede de Atenção Primária à Saúde, realizado no período de agosto a dezembro de 2019, na Unidade Básica de Saúde Adriana Bezerra, no Município de Campina Grande – PB. Relato: Os atendimentos incluíram as mulheres que eram agendadas para a consulta de enfermagem em Saúde da Mulher, realizando o exame clínico das mamas e o exame de citopatológico (Papanicolau). Considerações Finais: Conclui-se que o estudo destacou a importância das mulheres possuírem conhecimento sobre a importância dos exames preventivos, observando que o desconhecimento impacta diretamente na adesão destas à realização dos mesmos. Deste modo, é necessário que os profissionais de saúde desenvolvam ações educativas que envolvam as mulheres, contribuindo para reduzir o índice de mortalidade nesta população.
Descrição: DINIZ, D. S. O diálogo na abordagem preventiva ao exame das mamas e citopatológico: Relato de experiência. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24125
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielly Soares DinizPDF - Danielly Soares Diniz736.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo do Depósito.pdfTermo do Depósito.pdf585.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.