Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24127
Título: Matriciamento em saúde mental na Estratégia Saúde da Família: revisão integrativa.
Autor(es): Silva, Cleiton Charles da
Palavras-chave: Saúde mental
Serviços de saúde mental
Estratégia Saúde da Família
Data do documento: 12-Dez-2020
Resumo: Neste artigo, buscou-se analisar, por meio de uma revisão integrativa, o matriciamento em saúde mental junto à estratégia de saúde da família. Utilizou-se como metodologia a revisão integrativa com publicações indexada nas seguintes bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed, Medline (Medical Literature Analysis and Retrievel System Online) e Portal Regional da BVS. Os descritores utilizados foram: Saúde Mental; Serviços de Saúde Mental; Estratégia Saúde da Família, com o operador boleano „AND‟ entre as sentenças. Os critérios de inclusão foram: artigos com textos completos e disponíveis, publicados em revistas nacionais num recorte temporal de cinco anos (2015-2020). Desta forma, 23 artigos foram selecionados e analisados, nos quais evidenciaram que o matriciamento é uma ferramenta indispensável para a saúde mental no Brasil, pois proporcionou o estabelecimento do cuidado longitudinal, a troca de conhecimentos, ampliação da capacidade dos atendimentos e um suporte técnico especializado. Além disso, os estudos presentes nesta revisão demonstraram que o trabalho multidisciplinar fora fundamental no desenvolvimento de uma assistência integral, resolutiva e de qualidade. Ademais, espera-se que este trabalho possa ser utilizado em pesquisas futuras que auxiliem gestores, profissionais, acadêmicos, usuários e comunidade num maior entendimento sobre a temática. Palavras-chave: Saúde Mental. Serviços de Saúde Mental. Estratégia Saúde da Família.
Descrição: SILVA, Cleiton Charles da. Matriciamento em saúde mental na Estratégia Saúde da Família: revisão integrativa. 2020. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Matriciamento em saúde mental na Estratégia Saúde da Família: revisão integrativa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24127
ISSN: CDD 362.2
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cleiton Charles da SilvaPDF - Cleiton Charles da Silva415.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito60.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.