Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24130
Título: Relacionando os jogos e brincadeiras com as tecnologias nas aulas de Educação Física
Autor(es): Santana, Walisson Barbosa de
Palavras-chave: Educação Física
Recursos didáticos
Tecnologias educacionais
Jogos
Data do documento: 11-Set-2020
Resumo: RESUMO: Com o mundo em constante estado de mudança e transformação, é preciso dar atenção aos sinais mais tímidos ou exagerados que o mesmo emite, é necessário compreender que esta mudança é refletida em todos os cenários possíveis. Mudanças no cenário cultural, nas relações entre os seres humanos, na relação entre os homens e as coisas/objetos e mudanças também na escola e no processo de ensino e aprendizagem, pois a chegada da tecnologia veio para assegurar uma vida muito mais cômoda e prática, uma vida de comunicações e informações instantâneas, onde o lazer e o divertimento são achados a qualquer hora. E nesse processo de ensino e aprendizagem, é preciso compreender que a atual geração tem esse contato com a tecnologia desde muito cedo, e quais são os impactos que pode causar o uso excessivo destas ferramentas? Objetivo: Identificar formas de relacionar os jogos e brincadeiras com a tecnologia nas aulas de Educação Física, de forma a alcançar o interesse maior dos alunos, conscientizando-os sobre o uso das tecnologias e da importância de uma vida ativa. Método: O estudo aqui presente trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica com caráter qualitativo, sendo realizado um mapeamento e levantamento de informações mais relevantes e pertinentes, através de livros, artigos, revistas, tais informações são selecionadas, exploradas e aqui descritas. Resultados e discussões: Podemos afirmar que, crianças hiperconectadas podem desenvolver doenças como sedentarismo e obesidade, pela falta da prática diária de atividades físicas, o que já é consequência de uma geração que perdeu os antigos costumes dos seus pais e avós, de brincar na rua, nas calçadas, inventar e reinventar jogos e brincadeiras, fazer amizades, enfim, divertir-se experimentando o mundo real como ele é. Entender que sim, a mudança é extremamente necessária, mas a partir do momento em que ela pode trazer prejuízos para a saúde dos indivíduos, é preciso dosar e colocar limites, e o professor de Educação Física Escolar adentra a este cenário com um papel fundamental de conscientizar jovens e crianças para essa situação que ocorre no presente século; Considerações Finais: Investir na informação sobre a importância da prática regular de atividades físicas, de estar saudável e ativo. Esse professor poderá montar estratégias para chamar atenção e ganhar o interesse dos alunos, e o presente artigo visa discorrer exatamente sobre relacionar algo que faça parte da realidade dos alunos – A tecnologia –, com algo que visa resgatar e fazer novamente presente na vida de alguns – Os jogos e brincadeiras –, pois o professor que pesquisa, que buscar manter-se atualizado e é um curioso nato, interessado no desenvolvimento integral do aluno, saberá mesmo que com poucos recursos produzir uma aula de conscientização e de desenvolvimento de funções básicas, que auxiliará a curto, médio e longo prazo, a vida dos jovens e crianças.
Descrição: SANTANA. Walisson Barbosa de. Relacionando os jogos e brincadeiras com as tecnologias nas aulas de Educação Física. 2020. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24130
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Walisson Barbosa de SantanaPDF - Walisson Barbosa de Santana392 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito645.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.