Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24131
Título: Matemática Financeira e Inflação
Autor(es): Costa, Mayrton Henrique Gomes
Palavras-chave: Inflação
Matemática Financeira
Moeda
Capitalização Composta
Data do documento: 4-Dez-2020
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo estudar a Inflação e observar alguns de seus impactos no cotidiano. Para isso, foi abordado inicialmente os principais conceitos do regime de capitalização composta, a fim de estudarmos a inflação e suas principais características, dentre elas o seu comportamento exponencial e o comportamento dos valores monetários em ambientes inflacionados, que tanto aparecem nas operações financeiras do nosso cotidiano. Aplicando as formulas de inflação, mostramos na prática que o salário mínimo só tem um aumento real se for dado um aumento acima da taxa de inflação e com isso podemos observar que a moeda se desvaloriza com o tempo, perdendo seu valor no curto ou a longo prazo e que é importante que a população em geral saiba os impactos que a inflação pode gerar e que utilize os conhecimentos de matemática financeira para se proteger.
Descrição: COSTA, Mayrton Henrique Gomes. Matemática financeira e inflação. 2020. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24131
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayrton Henrique Gomes CostaPDF - Mayrton Henrique Gomes Costa1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito2.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.