Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24132
Título: Síntese do compósito vermiculita expandida-quitosana beta: sob o olhar da química verde
Autor(es): Soares, Moises da Costa
Palavras-chave: Método Scherrer
Química verde
Nanocomposito esfoliado
Química inorgânica
Data do documento: 26-Nov-2020
Resumo: A aplicação dos princípios da química verde é feita a mais de uma década, principalmente com o surgimento da nanociência, quando se revisa métodos, funcionalização, purificação e montagem de blocos de nanopartículas. Neste trabalho, a argila natural vermiculita foi utilizada já expandida como matéria prima, tendo suas aplicações industriais a partir da interação mútua com o biopolímero quitosana do tipo beta na formação do produto final. A caracterização das matérias primas e do compósito foram realizadas por Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier e Difratometria de Raios-X. A finalidade do trabalho foi buscada a partir dos seguintes objetivos específicos: a) o estudo da solubilidade das matérias primas, b) a caracterização de cada matéria prima e c) uso método Scherrer para a determinação de índice de cristalinidade. A determinação do valor da largura a meia altura pelo método Scherrer a partir do plano de reflexão d200 forneceu o valor igual a 0,23 para a vermiculita expandida, apresentou o valor 1,51 para a quitosana beta e 0,93 para o sistema quitosana beta-vermiculita expandida, totalmente condizente com os índices de cristalinidade esperado.
Descrição: SOARES, Moises da Costa. Síntese do compósito vermiculita expandida-quitosana beta: sob o olhar da química verde. 2020. 47f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24132
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Moises da Costa Soares.pdfPDF- Moises da Costa Soares1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito632.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.