Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24142
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Rozimere Pereira-
dc.date.accessioned2021-07-26T16:56:50Z-
dc.date.available2021-07-26T16:56:50Z-
dc.date.issued2021-06-22-
dc.identifier.otherCDD 801.95-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24142-
dc.descriptionMARQUES, R. P. Literatura infantil afro-brasileira: um caminho possível para o ensino das questões étnico-raciais na educação infantil. 2021. 57f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo, de caráter qualitativo e com delineamentos de uma pesquisa-ação, tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino voltada para o trabalho com as questões étnico-raciais na Educação Infantil, tendo como base metodológica a literatura infantil afro-brasileira. Para cumprir com este objetivo aplicou-se em uma turma do Fundamental I o projeto de leitura conhecido como Sacola Viajante, que precisou ser adaptado, visando a segurança de todos os envolvidos e sua viável aplicabilidade ao modelo de ensino remoto. Além disso, foram consideradas como base teórica algumas pesquisas relevantes sobre as abordagens relacionadas a temática da literatura infantil afro-brasileira e sua importância no contexto da Educação Infantil, entre elas, os estudos de: (SOUZA, 2014) considerando a relevância da Lei nº 10.639/03-MEC para este tema; (MARIOSA; REIS, 2011) com contribuições teóricas sobre a influência da literatura infantil afro-brasileira para a construção da identidade da criança negra; (GOMES, 2002) com discussões sobre as articulações entre educação e identidade negra e (HEMERLY, 2018) com considerações sobre representatividade, entre outros. Os resultados são apresentados de modo a demonstrar uma metodologia dinâmica e construtiva de saberes sobre as questões étnico-raciais na Educação Infantil. Assim, constatou-se que este projeto cumpre com os objetivos propostos desta pesquisa, uma vez que, notou-se a inserção positiva de conteúdos e temas sobre as questões étnico-raciais, as quais a maioria das crianças ainda não tinham conhecimento, ampliando seu universo sociocultural. Além disso essa prática proporcionou as crianças um novo olhar com relação a temática da diversidade racial, por meio da representatividade negra apresentada nas literaturas afro-brasileiras.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Sheila Gomes de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura infantil afro-brasileirapt_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectLei 10639/03pt_BR
dc.titleLiteratura infantil afro-brasileira: um caminho possível para o ensino das questões étnico-raciais na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rozimere Pereira MarquesPDF - Rozimere Pereira Marques1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito180.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.