Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24155
Título: Reflexão sobre educação ambiental
Autor(es): Carvalho, Aniélli Lira de
Palavras-chave: Educação ambiental
Educação crítica
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs
Currículo
Data do documento: 10-Jul-2021
Resumo: A Educação Ambiental crítica é uma proposta elencada na intenção de formar cidadãos críticos e conscientes sobre questões voltadas para os problemas socioambientais. Trata-se de um processo contínuo desenvolvido no âmbito escolar. O principal objetivo desse artigo é analisar como a Educação Ambiental está proposta nos PCNs e como vem sendo trabalhada no espaço escolar, se é trabalhada a partir de uma educação crítica ou ainda voltada para uma educação tradicional. A pesquisa foi realizada com base em uma revisão bibliográfica de artigos científicos, publicações acadêmicas e em livros que abordam o tema proposto. Foi possível observar que a Educação Ambiental vem sendo cada vez mais trabalhada pelas escolas, embora ainda distante de uma educação crítica. Ao trabalhar com a Educação Ambiental os professores precisam repensar não apenas as metodologias criativas, mas também compreender que a Educação Ambiental é um instrumento de análise social e político para que os alunos entendam as relações de poder no território, os problemas socioambientais e o porquê esses problemas são gerados. Ou seja, construir espaços de diálogo críticos capazes de transformar os alunos em pessoas críticas para uma sociedade crítica.
Descrição: CARVALHO, A. L. Reflexão sobre a educação ambiental. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24155
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Aniélli Lira de Carvalho.pdfTCC - Aniélli Lira de Carvalho457.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização.pdfTermo de autorização754 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.