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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2415
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Araújo, Julicleide Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-20T19:17:05Z | - |
dc.date.available | 2013-11-20T19:17:05Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 791.437 2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2415 | - |
dc.description | Araújo, J. G. de. A violência brasileira representada nos filmes: uma abordagem em "cinco vezes favela". 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em virtude da explosão do fenômeno violência nas telas brasileiras, nos propomos analisar o fenômeno, adentrando no conhecimento ao termo para melhor compreendê-lo, assim o tema foi esmiuçado em suas vertentes do plano subjetivo ao que tange os estudos sociais e suas formas simbólicas. A violência alastrou -se de tal forma que sua representação cinematográfica do nosso país se estendeu a outros países, ganhando visibilidade e conferindo-lhe sucesso. O que chama atenção é o fato de serem explorados espaços considerados exclusivamente violentos, nos quais, a violência banalizou-se e tornou-se quase uma cultura. Lugares expostos pela mídia, apenas, por esse aspecto negativo. Devido ao sucesso das produções cinematográficas nacionais, nos interessamos em estuda r a violência presente no filme “cinco vezes favela” (1962/2010) e analisar a abordagem que se faz ao fenômeno, tendo em vista as intencionalidades de seus produtores que não pretendiam omitir a violência nas favelas, mas desconstruir estereótipos estigmatizados pela mídia e outras produções cinematográficas em seus contextos de produção. Ao fim, encontramos a violência em suas formas, representada como um discurso social e político como também em seu modo de subjetividade humana, a partir de constatada, observamos mudanças da representação em relação ao fenômeno nas décadas, envolvendo as condições de produção do cinema conhecido como novo (1962) e o atual cinema da retomada. Os três episódios escolhidos de cada época foram: um favelado de Marcos Farias, couro de gato de Joaquim Pedro e escola de samba alegria de viver dirigido por Carlos Diegues do filme (1962), fonte de renda de Manaíra Carneiro e Wagner Novaes, concerto para violino de Luciano Vidigal, deixa voar de Cadu Barcellos. Como aparatos teóricos nos embasaram, teorias que utilizam vertentes voltadas para questões políticas e sociais como ALBURQUERQUE (1980), GIRARDI (1986), PEREIRA (2000), SOARES (2000),XAVIER (2001/2009), entre outros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciano Barbosa Justino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Cinema Brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.title | A violência brasileira representada nos filmes: uma abordagem em "cinco vezes favela" | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PDF - Julicleide Gomes de Araújo.pdf | Julicleide Gomes de Araújo | 577.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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