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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24164
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cruz, Fernanda Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-31T04:11:41Z | - |
dc.date.available | 2021-07-31T04:11:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24164 | - |
dc.description | CRUZ, F. S. da. As culturas infantis e suas contribuições para a educação quilombola: uma análise do documentário "Disque Quilombola". 2021. 60 f. Monografia (Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta como tema a relação entre as culturas infantis e a educação quilombola. Nosso objetivo é analisar como as culturas infantis podem contribuir para a educação quilombola. Para tanto, elencamos como objetivos específicos: 1. Caracterizar elementos das culturas infantis presentes no documentário; 2. Identificar nas experiências infantis documentadas, aspectos relacionados à educação quilombola; 3. Discutir a relevância das culturas infantis para as experiências educativas vivenciadas pelas crianças em seus territórios. Como referenciais utilizamos, dentre outros, BROUGÉRE (1998; 2010) para tratar da cultura lúdica da infância; CORSARO (2002; 2011) a cerca da reprodução interpretativa e da cultura de pares; e os trabalhos de SOUZA (2015; 2020) que versam sobre algumas especificidades das infâncias quilombolas. Do ponto de vista metodológico, nosso trabalho insere-se na abordagem qualitativa. Nossa pesquisa caracteriza-se como exploratória e documental. Realizamos a análise do documentário ―Disque Quilombola‖ (2012), produzido pelo documentarista David Reeks. Para analisar os dados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo, proposta por BARDIN (1977). Após a análise do documentário, percebemos como as culturas infantis são importantes para a educação quilombola. Ao buscar referências nos diferentes aspectos que caracterizam a comunidade, bem como na relação com o seu território, as crianças atuam ativamente no/com o quilombo, brincando, interagindo e expressando seus desejos e curiosidades, apreendendo o contexto que as cerca e do qual fazem parte. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Sheila Gomes de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Culturas infantis | pt_BR |
dc.subject | Educação quilombola | pt_BR |
dc.subject | Disque Qquilombola | pt_BR |
dc.title | As culturas infantis e suas contribuições para a educação quilombola: uma análise do documentário "Disque Quilombola" | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
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