Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24167
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Géssica David da | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-02T23:08:18Z | - |
dc.date.available | 2021-08-02T23:08:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24167 | - |
dc.description | SILVA, A. G. D. da. Educação étnico-racial: meninas/mulheres negras protagonizando na literatura infanto-juvenil. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa traz informações sobre o protagonismo de mulheres e/ou meninas negras na literatura infanto juvenil, mais especificamente em cinco obras: Menina bonita do laço de fita; As tranças de Bintou; Ana e Ana; Bruna e a galinha d’angola; e O cabelo de Lêle. Tem como objetivo principal analisar a imagem das personagens femininas negras nos livros supracitados, tendo como base a perpetuação ou ruptura do padrão eurocêntrico hegemônico. Para tanto, as fontes trabalhadas foram livros (animados e impressos), bem como a fundamentação teórica pertinente à pesquisa, como a ideologia de embranquecimento, democracia racial, racismo, interseccionalidade e análise de conteúdo, sendo essa última a técnica utilizada para analisar os referidos livros. Após as leituras, categorizamos as personagens em relação à identidade social, religiosa, étnica e de gênero, assim é possível identificarmos os padrões e conceito que tiveram continuidade ou retrocessos. A partir desses procedimentos, acreditamos estar colaborando com o enfraquecimento de estereótipos negativos presentes na literatura infanto juvenil, em relação à mulher negra, tendo em vista que a mesma sofre práticas discriminatórias acentuadas, pois há uma intersecção que engloba a discriminação por gênero, por raça, por classe social e por geração. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Felipe Pereira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Meninas/mulheres | pt_BR |
dc.subject | Negras | pt_BR |
dc.subject | Embranquecimento | pt_BR |
dc.subject | Interseccionalidade | pt_BR |
dc.title | Educação étnico-racial: meninas/mulheres negras protagonizando na literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Géssica David da Silva | PDF - Ana Géssica David da Silva | 770.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 293.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.