Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2417
Título: Temas existenciais na "antirila" de Sérgio de Castro Pinto
Autor(es): Oliveira, Gabriela Santana de
Palavras-chave: Crítica Literária
Poesia
Literatura Paraibana
Filosofia Existencialista
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: A presente pesquisa busca, a partir de análise de alguns poemas da obra: O Cristal dos Verões, do poeta paraibano Sérgio de Castro Pinto, estudar as questões existenciais suscitadas por meio de temas e figuras na poética do autor. Considera-se que a poesia desse paraibano tem sido apresentada no cenário da crítica literária como uma poesia de linguagem seca, na qual temas da subjetividade humana estariam quase ausentes. No sentido de examinar esta conjectura, confrontando-a com outra a esta contraposta, objetiva-se, através desse estudo, identificar na poesia de Castro Pinto extratos textuais e discursivos que tematizem questões existenciais tais como: angústia, finitude, morte transitoriedade, esperança, solidão, entre outros análogos. Esse estudo contribui para ampliar a pequena bibliografia crítica sobre este importante poeta da literatura paraibana, ao tempo em que traz à tona a relevante produção literária desse poeta contemporâneo, mas pouco conhecido e geralmente não estudado nos cursos de Letras, embora já tendo reconhecimento no âmbito da crítica literária nacional, com importantes premiações. Trata-se de trabalho de cunho bibliográfico e reflete continuidade de pesquisa desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). O trabalho, portanto, contribui para a emergência no cenário acadêmico de pesquisas que contemplem autores paraibanos e utiliza-se de contribuições teóricas e metodológicas de Brito (1995), Fiorin (2003), Maingueneau (2007), Silva (2007), Penha (2004) dentre outros.
Descrição: Oliveira, G. S. de. Temas existenciais na "antirila" de Sérgio de Castro Pinto. 2012. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2417
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriela Santana de Oliveira.pdfGabriela Santana de Oliveira667.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.