Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24181
Título: | A importância da formação docente continuada do professor de Geografia para uma atuação interdisciplinar |
Autor(es): | Guimarães, José Queiroz |
Palavras-chave: | Ensino de Geografia Formação acadêmica continuada Professor de Geografia Processo de ensino-aprendizagem Formação docente |
Data do documento: | 28-Jun-2021 |
Resumo: | Esse estudo reforça a relevância da formação docente continuada de professores de Geografia a fim de que estes se apropriem de estratégias no que diz respeito ao processo de ensino aprendizagem na perspectiva da interdisciplinaridade. Nesse sentido, o artigo apresentou o seguinte objetivo geral analisar como a formação docente continuada do professor de Geografia pode contribuir para atuação interdisciplinar desse profissional. Já os objetivos específicos constaram de conhecer os benefícios de uma boa formação inicial e continuada de professores de Geografia; identificar os principais obstáculos para a formação continuada de professores de Geografia; verificar, na literatura, se a interdisciplinaridade, nas aulas de Geografia, pode favorecer um aprendizado mais significativo. E que desta forma, seja possível uma reflexão acerca da prática educacional e do aperfeiçoamento do referido processo, tendo em vista o desenvolvimento dos alunos a partir da sua inserção no meio educacional como seres que constroem o conhecimento. É importante destacar que a interdisciplinaridade é um recurso muito importante e que as disciplinas não devem ser ilhas. Quanto à metodologia, o estudo se pautou uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos com as leituras realizadas mostraram que a formação tanto acadêmica quanto continuada de professores de Geografia se mostra como uma possibilidade para contribuir com o desenvolvimento das habilidades do professor. Além disso, ressalta-se que a formação deve ser focada na aprendizagem dos alunos no sentido de torná-los abertos para refletir e opinar sobre seus interesses e necessidades. Como conclusão, tem-se que a formação do professor de Geografia é indispensável no sentido de possibilitar uma educação de qualidade e é preciso haver políticas públicas que fomentem formações a fim de contribuir para uma prática de ensino perseverante e comprometida com os alunos, na perspectiva de oportunidades para que estes possam refletir criticamente o modo como obter sucesso no processo de ensino-aprendizagem. |
Descrição: | GUIMARÃES, J. Q. A importância da formação docente continuada do professor de Geografia para uma atuação interdisciplinar. 2021. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021. [Artigo] |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24181 |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Queiroz Guimarães.pdf | PDF - José Queiroz Guimarães.pdf | 263.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 2.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.