Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24188
Título: Estudo da potencialidade paisagística do semiárido paraibano como possibilidade de desenvolvimento
Autor(es): Azevedo, Ana Paula de Oliveira
Palavras-chave: Paisagem do semiárido
Semiárido paraibano
Desenvolvimento do semiárido
Data do documento: 28-Jul-2021
Resumo: O artigo aborda a importância da paisagem e sua relação com o desenvolvimento no semiárido, expressado pela grande variedade paisagística, com foco na análise vinculada ao poder de representação dessa paisagem e sua visibilidade relacionada ao desenvolvimento, incentivando a sustentabilidade e respeitando a manutenção dessa paisagem promovendo o crescimento do emprego e da renda. Os lugares escolhidos, foram, O Lajedo Pai Mateus/Cabaceiras, A Pedra de Ingá/Ingá e o Vale dos Dinossauros/Sousa para o estudo da pesquisa. Para tanto, pesquisa-se a paisagem semiárida como possibilidade de desenvolvimento, a fim de compreender como as potencialidades paisagística semiárida influência na possibilidade de desenvolvimento. Para tanto foi necessário entender a delimitação do semiárido brasileiro, destacar os aspectos naturais e socioeconômicos do semiárido e descrever as principais potencialidades paisagísticas do semiárido paraibano. Realizou-se, então uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental, considerado algumas potencialidades paisagísticas mais visíveis da Paraíba, como “O Lajedo Pai Mateus”, “Pedra de Ingá” e ‘Vale dos Dinossauros”. Diante desse contexto verificou-se que o semiárido paraibano possui diversas paisagens com atrativos turísticos e com cenários fantásticos. O que impõe sobre a importância de reforçar uma reflexão sobre o papel da paisagem sobre a sociedade. Em um entendimento das paisagens como um produto cultural, com os seus significados entendidos à luz das relações entre a sociedade e a natureza.
Descrição: AZEVEDO, A. P. de O. Estudo da potencialidade paisagística do semiárido paraibano como possibilidade de desenvolvimento. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Pombal, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24188
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula de Oliveira Azevedo.pdfPDF - Ana Paula de Oliveira Azevedo1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito119.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.