Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24190
Título: O ensino remoto no componente curricular de geografia durante o período de pandemia na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena
Autor(es): Moura, José Rogério Gonçalves de
Palavras-chave: Pandemia
Ensino Remoto
Ensino Híbrido
Ensino de Geografia
Data do documento: 23-Jul-2021
Resumo: Com o surgimento do vírus da COVID-19 as escolas precisaram suspender as aulas presenciais o que acabou causando uma incerteza na educação. Diante disso, surgiu o interesse compreender o desenvolvimento do ensino remoto no período de pandemia. O tema da presente pesquisa é o ensino remoto no componente curricular de geografia durante o período de pandemia. Este estudo teve como objetivo geral compreender como foram desenvolvidas as aulas de geografia no ensino remoto durante a pandemia. No que diz respeito à metodologia é uma pesquisa de campo, sendo utilizado a observação e o relato dos alunos com alunos do 8º ano do ensino fundamental anos finais, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando artigos publicados por Alves (2020) e Rondine et al. (2020), Moran (2015) e Pasini et al. (2020) para fundamentar a pesquisa. Além disso, foi realizada uma pesquisa documental através de leituras da Base Nacional Comum Curricular, a Lei nº 14.040/2020, que estabeleceu normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e dos decretos e portarias publicados pelo Governo da Paraíba relacionados a educação e ao ensino remoto. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória vista a necessidade de realizar um estudo aprofundado sobre o ensino remoto. Teve caráter qualitativa, pois descreveu relatos dos indivíduos investigados. O instrumento utilizado para obter os dados foi a observação e o relato dos alunos da turma investigada. Através da análise dos resultados foi possível identificar que a maioria dos alunos não participa das aulas remotas, o que acaba prejudicando o aprendizado. Sugeriu-se o investimento em instrumentos que facilitem a participação dos alunos nas aulas remotas.
Descrição: MOURA, José Rogério Gonçalves de. O ensino remoto no componente curricular de Geografia durante o período de pandemia na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena. 2021. 42p.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24190
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Rogério Gonçalves de Moura.pdfPDF - José Rogério Gonçalves de Moura3.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de depósito118.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.