Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24192
Título: | O atual ensino remoto e a percepção dos professores da educação básica acerca do ensino híbrido: um estudo a partir da realidade escolar configurada na rede estadual de ensino Damião- Pb |
Autor(es): | Mota, Cristiane Gomes |
Palavras-chave: | Uso da Tecnologia Ensino híbrido Ensino Aprendizagem |
Data do documento: | 2-Ago-2021 |
Resumo: | Este trabalho abordou o atual ensino remoto e a percepção dos professores da educação básica acerca do ensino híbrido, desenvolvido na Escola Técnica Cidadã Integral Francisco Marques de Melo no município de Damião - Paraíba. Trata-se de uma pesquisa com o objetivo de conhecer a percepção teórica dos professores sobre o ensino híbrido e as várias metodologias que o contemplam, impulsionados pelo ensino remoto que acelerou a inserção dos recursos tecnológicos no cotidiano escolar e trouxe em contrapartida discussões sobre as dificuldades enfrentadas por alunos e professores ao uso e acesso dos recursos midiáticos básicos. O trabalho traz inicialmente uma discussão teórica sobre o ensino híbrido como metodologia de ensino, a pesquisa de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário, enviado via link pelo WhatsApp e posteriormente os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Buscou no questionário conhecer vários aspectos que permeiam as práticas pedagógicas dos professores e seus conhecimentos acerca do ensino híbrido, metodologias ativas, uso das tecnologias, e dificuldades enfrentadas pelos discentes e docentes com a inserção do ensino remoto. Como resultado ficou claro que, a maioria dos professores já conhecem bastante sobre o ensino híbrido, não de forma conceitual, mesmo que a escola onde trabalham ainda não tenham adotado o regime híbrido, utilizam com frequências as metodologias ativas e conseguiram se adaptar bem a inserção dos recursos tecnológicos, sendo a maior dificuldade a ausência física e falta de recursos tecnológicos disponíveis para os alunos. |
Descrição: | MOTA, Cristiane Gomes. O atual ensino remoto e a percepção dos professores da educação básica acerca do ensino híbrido: um estudo a partir da realidade escolar configurada na rede estadual de ensino Damião-PB. 2021.Trabalho de Conclusão do Curso ( Licenciatura em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24192 |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cristiane Gomes Mota.pdf | PDF - Cristiane Gomes Mota | 1.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 74.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.