Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2420
Título: Análise lingüística em gêneros textuais/discursivos do relatar e do argumentar: por uma transposição didática epilinguística
Autor(es): Andrade, Anderson Monteiro
Palavras-chave: Análise Lingüística
Letramento
Produção textual
Gêneros textuais
Leitura/escrita
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: Este trabalho monográfico faz uma abordagem sobre a prática de análise linguística a partir de algumas produções textuais ligadas ao grupo do relato e da argumentação, escritas por alunos do 8º ano do ensino fundamentalII, de uma escola pública de Campina Grande, Paraíba. A escolha desses grupos de textos justifica-se porque estes, além de funcionais, são bastante presentes nos discursos sociais, seja para documentar, memorizar fatos vividos ou mesmo para assegurar juízos de valores. Para tanto, observamos uma quantidade de dez aulas na turma da série supracitada, verificandose as propostas de produção textual estão de acordo com os postulados da análise linguística. Diante disso, objetivamos discutir a necessidade de uma transposição didática epilinguística capaz de estabelecer uma abordagem, de forma relevante, dos aspectos linguístico/textuais. No início do trabalho, para estabelecer uma contextualização,fizemos uma incursão sobre as práticas de letramento: leitura e escrita, e sua aplicabilidade no cenário escolar e, em seguida, apontamos um caminho capaz de promover uma funcionalidade na abordagem dos aspectos linguísticos através das produções escritas pelos alunos sujeitos desta pesquisa. Isto nos possibilita entender, portanto, que um ensino de língua produtivo deve, prioritariamente, se configurar a partir dos mais diversificados gêneros textuais.
Descrição: Andrade, A. M. Análise lingüística em gêneros textuais/discursivos do relatar e do argumentar: por uma transposição didática epilinguística. 2011. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2420
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson Monteiro Andrade.pdfAnderson Monteiro Andrade5.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.