Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2422
Título: Verdades de uma desbocada: uma reflexão sobre a visão de Rita Lee a respeito do sexo e do corpo feminino
Autor(es): Simplício, Juliana Beserra
Palavras-chave: Análise Textual
Gêneros Textuais
Sexualidade
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: Nosso trabalho busca observar se nas letras das canções “Amor e sexo”, “Mania de você”, “Pagu”, “Menopower”, “Todas as mulheres do mundo” e “Canaglia”, da autoria da cantora naturalizada brasileira Rita Lee, é possível detectar uma ruptura comportamental no que diz respeito às questões de gênero e sexualidade em confronto com o comportamento proposto pela classe social à qual a cantora pertence. Para nortear a nossa pesquisa bibliográfica e documental, utilizamos os pressupostos teóricos de Boff e Muraro (2002), que tratam da influencia social no comportamento sexual dos indivíduos; de Foulcalt (2002,2004) que discute as fontes do poder e suas relações com a sexualidade, além das contribuições de Louro (2000), que aborda a identidade multifacetada nos indivíduos no contexto das relações de gênero. Como resultado, foi possível notar uma semi-ruptura no que diz respeito ao comportamento da cantora na sua forma de falar e de escrever, ou seja, apesar de se expressar de uma forma diferente das mulheres de seu tempo, seu discurso, por vezes, confirma o comportamento machista/patriarcal.
Descrição: Simplício, J. B. Verdades de uma desbocada: uma reflexão sobre a visão de Rita Lee a respeito do sexo e do corpo feminino. 2012. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2422
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Beserra Simplício.pdfJuliana Beserra Simplício272.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.