Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24250
Título: | Dificuldades de aprendizagem e afetividade: um olhar para inclusão emocional |
Autor(es): | Batista, Felipe Nunes |
Palavras-chave: | Dificuldades de aprendizagem Afetividade Inclusão emocional Educação emocional |
Data do documento: | 30-Abr-2021 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é discutir sobre a relação entre afetividade e os processos de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem, destacando a importância da Educação e da Inclusão Emocional junto a crianças com dificuldades de aprendizagem. Para tanto, foi realizado um estudo de cunho bibliográfico, ficando o texto estruturado em dois aspectos principais: 1) Aprendizagem e suas dificuldades: o papel mediador da afetividade e 2) Educação e inclusão emocional: um direito no processo de aprendizagem. A afetividade na perspectiva de Henri Wallon (1989), se trata de um domínio funcional em que os indivíduos a possuem e, ela está ligada às suas funções orgânicas vitais, cujo desenvolvimento depende da ação de dois fatores: o orgânico e o social. Assim para Wallon, o conhecimento dos componentes da afetividade requer ações cognitivas, da mesma forma que tais ações pressupõem a presença de aspectos afetivos. A educação emocional surge como um novo paradigma educacional, onde não apenas a razão e habilidades cognitivas são levadas em consideração, como também as emoções e a afetividade. A educação emocional que traz em seu contexto o conhecimento das emoções, o autoconhecimento, a administração dos sentimentos e a preservação das boas sensações. Em relação à Inclusão Emocional propomos o tripé (afetividade, empatia e motivação) para o processo de emancipação da aprendizagem dos alunos com dificuldades no âmbito educacional como também a efetivação da mesma. |
Descrição: | BATISTA, F. N. Dificuldades de aprendizagem e afetividade: um olhar para inclusão emocional. 2021. 24 f. Trabalho de conclusão de curso ( Especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24250 |
Aparece nas coleções: | I - EEPEI - Monografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tcc Felipe .pdf | 646.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
termo de deposito Felipe.pdf | 412.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.