Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24251
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Gessicleide Maria | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-12T00:14:16Z | - |
dc.date.available | 2021-08-12T00:14:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24251 | - |
dc.description | BARBOSA, G. M. O cinema como ferramenta pedagógica nas aulas de literatura. 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021 | pt_BR |
dc.description.abstract | A revolução industrial trouxe grandes inovações tecnológicas no próprio setor industrial, no meio científico e educacional. Período este que causou mudanças significativas no processo produtivo e nas relações de trabalho. Destarte, tais meios tecnológicos garantiram espaço e utilidade em quase todas as áreas da vida humana, permitindo à sociedade desempenhar suas atividades de forma rápida. Logo, foram esses acontecimentos que impulsionaram a criação de novas ferramentas pedagógicas no âmbito escolar ampliando, assim, as possibilidades de ensino. O cinema foi uma dessas inovações que repercutiram diretamente no modo de vida das pessoas, sendo ele uma ferramenta de entretenimento e conhecimento. A escola, como instituição formadora e propagadora de conhecimento não poderia ficar de fora das utilidades que esse aparato pode proporcionar, principalmente nas aulas de literatura, pois a utilização desta ferramenta abre um leque de possibilidades no modo de se trabalhar o texto literário. O principal objetivo dessa pesquisa é discutir a abordagem didática do texto literário, tendo como apoio pedagógico o uso do ‘’cinema’’. mais especificamente, pretendemos discutir a possibilidade de trabalhar conteúdos literários de forma leve e atrativa. Para tanto, o estudo se configura como uma pesquisa qualitativa-bibliográfica e está fundamentado em vários autores como: Ismail Xavier (2008), Moura (2007), Silva (2008), Freire (1996), entre outros. A pesquisa nos permite observar como é rico aliar esse meio tecnológico ao contexto de uma aula literária, pois através dela são instigadas certas habilidades do aluno, como o raciocínio lógico e a forma de se posicionar diante de perspectivas distintas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Ensino literário | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | O cinema como ferramenta pedagógica nas aulas de literatura | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo_de_Deposito_TCC (1).pdf | 71.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
tcc concluido gessicleide (1).pdf | 937.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.