Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Gessicleide Maria-
dc.date.accessioned2021-08-12T00:14:16Z-
dc.date.available2021-08-12T00:14:16Z-
dc.date.issued2021-06-01-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24251-
dc.descriptionBARBOSA, G. M. O cinema como ferramenta pedagógica nas aulas de literatura. 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021pt_BR
dc.description.abstractA revolução industrial trouxe grandes inovações tecnológicas no próprio setor industrial, no meio científico e educacional. Período este que causou mudanças significativas no processo produtivo e nas relações de trabalho. Destarte, tais meios tecnológicos garantiram espaço e utilidade em quase todas as áreas da vida humana, permitindo à sociedade desempenhar suas atividades de forma rápida. Logo, foram esses acontecimentos que impulsionaram a criação de novas ferramentas pedagógicas no âmbito escolar ampliando, assim, as possibilidades de ensino. O cinema foi uma dessas inovações que repercutiram diretamente no modo de vida das pessoas, sendo ele uma ferramenta de entretenimento e conhecimento. A escola, como instituição formadora e propagadora de conhecimento não poderia ficar de fora das utilidades que esse aparato pode proporcionar, principalmente nas aulas de literatura, pois a utilização desta ferramenta abre um leque de possibilidades no modo de se trabalhar o texto literário. O principal objetivo dessa pesquisa é discutir a abordagem didática do texto literário, tendo como apoio pedagógico o uso do ‘’cinema’’. mais especificamente, pretendemos discutir a possibilidade de trabalhar conteúdos literários de forma leve e atrativa. Para tanto, o estudo se configura como uma pesquisa qualitativa-bibliográfica e está fundamentado em vários autores como: Ismail Xavier (2008), Moura (2007), Silva (2008), Freire (1996), entre outros. A pesquisa nos permite observar como é rico aliar esse meio tecnológico ao contexto de uma aula literária, pois através dela são instigadas certas habilidades do aluno, como o raciocínio lógico e a forma de se posicionar diante de perspectivas distintas.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Dra. Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEnsino literáriopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleO cinema como ferramenta pedagógica nas aulas de literaturapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_TCC (1).pdf71.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
tcc concluido gessicleide (1).pdf937.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.