Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2425
Título: Uma abordagem dos gêneros charge e tira nos livros didáticos de português
Autor(es): Nascimento, Kalberta Hermenegildo do
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Livro Didático
Ensino-Aprendizagem
Gêneros Textuais
Data do documento: 20-Nov-2013
Resumo: Este artigo objetiva mostrar as narrativas (Charges e Tira) presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa visto que esses textos são abordados em sala de aula como ferramentas de ensino-aprendizagem. Para nossa análise foram selecionados 06 (seis) livros didáticos (2009), sendo 03 (três) do ensino fundamental II, da coleção “Português: idéias & linguagens” das autoras Dileta Delmanto e Maria da Conceição Castro, e 03 (três) do ensino médio, da coleção “Novas Palavras”, de autoria de Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio. A base teórica segue a de Marcuschi (2002-2008), Schneuwly (2004), Dolz (2004), Bakhtin (1997 – 1994) e Koch (2002), os quais tratam da noção de gêneros textuais. De modo que será abordada a forma como cada autor define e classifica os gêneros textuais. Em seguida, se apresentará a maneira como os gêneros textuais em estudo são utilizados em sala de aula, tendo como base o uso dos livros didáticos de Língua Portuguesa.
Descrição: Nascimento, K. H. do. Uma abordagem dos gêneros charge e tira nos livros didáticos de português. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2425
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kalberta Hermenegildo do Nascimento.pdfKalberta Hermenegildo do Nascimento956.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.