Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2425
Título: | Uma abordagem dos gêneros charge e tira nos livros didáticos de português |
Autor(es): | Nascimento, Kalberta Hermenegildo do |
Palavras-chave: | Língua Portuguesa Livro Didático Ensino-Aprendizagem Gêneros Textuais |
Data do documento: | 20-Nov-2013 |
Resumo: | Este artigo objetiva mostrar as narrativas (Charges e Tira) presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa visto que esses textos são abordados em sala de aula como ferramentas de ensino-aprendizagem. Para nossa análise foram selecionados 06 (seis) livros didáticos (2009), sendo 03 (três) do ensino fundamental II, da coleção “Português: idéias & linguagens” das autoras Dileta Delmanto e Maria da Conceição Castro, e 03 (três) do ensino médio, da coleção “Novas Palavras”, de autoria de Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio. A base teórica segue a de Marcuschi (2002-2008), Schneuwly (2004), Dolz (2004), Bakhtin (1997 – 1994) e Koch (2002), os quais tratam da noção de gêneros textuais. De modo que será abordada a forma como cada autor define e classifica os gêneros textuais. Em seguida, se apresentará a maneira como os gêneros textuais em estudo são utilizados em sala de aula, tendo como base o uso dos livros didáticos de Língua Portuguesa. |
Descrição: | Nascimento, K. H. do. Uma abordagem dos gêneros charge e tira nos livros didáticos de português. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2425 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Kalberta Hermenegildo do Nascimento.pdf | Kalberta Hermenegildo do Nascimento | 956.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.