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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2426
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vidal, Ilânia Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-20T19:20:33Z | - |
dc.date.available | 2013-11-20T19:20:33Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2426 | - |
dc.description | Vidal, I. F. Estudo comparativo dos tipos textuais em língua portuguesa e na língua brasileira de sinais: libras. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os surdos por viverem em um espaço bi-cultural, necessitam apropriar-se da escrita de língua portuguesa para que haja uma interação na sociedade formando, assim, sujeitos alfabetizados e letrados, capazes de produzir textos que haja a coerência e a coesão textual. Pensando nessa necessidade,este artigo tem como objetivo principal, mostrar como são as propostas de ensino de tipos textuais no livro “ Português: linguagens” de Língua Portuguesa voltados para ouvintes em comparação com o que é proposto para Surdos. O presente trabalho busca, também, trazer informações a respeito de como os professores devem ensinar tipos textuais para alunos surdos e dicas de atividades apropriadas para esse fim. Para isso, foi feito um estudo comparativo do ensino de tipos textuais em Língua Portuguesa e em Libras. Com relação a metodologia utilizada para obtenção dos dados da nossa pesquisa, optamos por fazer uma pesquisa bibliográfica exploratória, consultando um LDP do ensino médio e algumas fontes bibliografias que estão relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa para Surdos.A partir dos dados coletados podemos fazer um estudo comparativo entre o que é proposto em Língua Portuguesa e em Libras. A análise nos mostra que os resultados obtidos através da pesquisa nos indicou que o livro didático de português, ainda, trabalha numa perspectiva ultrapassada deixando o trabalho de leitura, interpretação e produção textual em segundo plano. Já com relação ao que é proposto para o ensino de surdos através da Libras,as propostas são mais atuais e desafiadoras para os alunos.Por fim, observamos que é de extrema importância que os professores,principalmente, de Língua Portuguesa se apropriem da Língua de Sinais – LIBRAS, para que possam trabalhar de forma adequado o ensino dos tipos textuais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Christinne Ferreira Silva Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Língua Brasileira de Sinais – Libras | pt_BR |
dc.title | Estudo comparativo dos tipos textuais em língua portuguesa e na língua brasileira de sinais: libras | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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