Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24281
Título: Estágio supervisionado em regência: um olhar reflexivo sobre a formação do novo professor de geografia no ensino médio
Autor(es): Silva, Maria Jose Sousa
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Formação de professor
Ensino de geografia
Ensino remoto
Data do documento: 6-Ago-2021
Resumo: Este trabalho busca apresentar discursões referente a formação de professores construídas durante o estágio supervisionado em regência como um olhar reflexivo sobre a formação do novo professor (recém-formado) de geografia no ensino médio, realizado na Escola Cidadã Integral - ECIT Jose Luiz Neto, Barra de Santa Rosa. O estágio supervisionado é um requisito obrigatório para conclusão do curso de licenciatura em geografia pela Universidade Estadual da Paraíba. Objetiva-se a analisar a formação do novo professor de geografia no ensino médio, diante do contexto da Pandemia, da COVID-19. A fim de compreender o processo de ensino do conteúdo de geografia no ensino médio, considerando a importância do estágio em tela para a formação do professor, a metodologia utilizada durante a construção do presente instrumento deu-se através de uma visita in loco para conhecer o espaço físico da escola e dialogar com a direção e professora regente, os planos de aulas foram elaborados a partir do planejamento indicado pela professora regente, foram construídos quatro planos com duas aulas cada e um com apenas uma aula, elaborados baseados nas orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Diante do contexto vivenciado durante o estágio também se buscou explorar a pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação e a pesquisa documental, as quais contribuíram significativamente para a elaboração do trabalho final, ao termino do estágio supervisionado em Regência. Apoiada nas mesmas foi possível incorporar novas estratégias que pudessem melhorar os pontos identificados na prática regente que poderiam ser melhorados no curso de formação de professor.
Descrição: SILVA, Maria Jose Sousa. Estágio supervisionado em regência :um olhar reflexivo sobre a formação do novo professor de geografia no ensino médio.2021.55f.Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande.2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24281
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Jose Sousa Silva.pdfPDF - Maria Jose Sousa Silva1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito484.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.